Método Pomodoro

18/05/2015

Imagem destaque

Oláááááá. No último post eu falei sobre a relação entre a organização e a vida moderna. Falei também sobre o “Mundo do Agora” e o que realmente significa procrastinação. Hoje, quero compartilhar com vocês mais uma técnica que pode ajudar você a organizar seu tempo e fugir da procrastinação, mesmo com a rotina atribulada.

Abaixo, descrevo a rotina de uma pessoa comum, que como você, tem muuuuuitas coisas para fazer durante o dia:

Você acorda, levanta, vai tomar café da manhã e resolve dar uma olhadinha na sua agenda. Mil coisas para fazer… e agora?
Você vai tomar banho, se arruma e chega no escritório para trabalhar. Liga o computador, pega um cafézinho, lê os e-mails, dá uma olhadinha no Facebook. Quando você olha no relógio, já está quase hora de almoçar.

Você começa uma atividade, o telefone toca, alguém bate na porta. Sai para almoçar e quando volta, liga o computador, pega um cafézinho, lê os e-mails, dá uma olhadinha no Facebook. Quando você olha no relógio, já está quase na hora de ir embora e você não fez quase nada do que devia ter feito.

E agora? Porque isso acontece?  Como resolver?

 

Organizar o tempo de forma produtiva para conseguir cumprir todas as tarefas no prazo estipulado é uma tarefa simples, mas que exige esforço, técnica e acima de tudo, hábito. A rotina que descrevi no início do post é muito mais comum do que a gente pensa. Sabemos que temos tarefas para cumprir, mas somos interrompidos o tempo todo, não só pelo ambiente externo, mas por nós mesmos. Sem perceber, nos auto-sabotamos com distrações improdutivas que não nos permitem aproveitar ao máximo o tempo que temos para trabalhar. O resultado disso, muitas vezes é: trabalhar mais tempo do que o necessário, levando trabalho para casa, estresse, frustração e atraso, muito atraso, na agenda.

pomodoro3

Conheça o Método Pomodoro

 

Um método muuuuuuito simples que ajuda na organização do tempo é o Método Pomodoro. O nome vem justamente de um objeto que inspirou a técnica: aqueles timers de cozinha em formato de tomate. Muito fofos por sinal =)

Criada no final dos anos 80 pelo italiano Fancesco Cirillo, o seu principal intuito é auxiliar a focar nas metas que precisam ser atingidas. Com ela, você consegue validar se está realmente focando seu tempo no que precisa ser feito e ainda pode mensurar o tempo real que leva para realizar determinada atividade. No fim, você conseguirá concluir os projetos mais rapidamente com muito menos fadiga.
Baseada na ideia de que pausas frequentes e planejadas mantém a mente ativa, relaxada e focada, o método pomodoro é super simples, fácil e mostra resultados rápidos. Em uma semana você já pega a manha e verá que seu dia está sendo muito mais produtivo.

Benefícios do Método Pomodoro:

  • Diminui a tendência a procrastinar;
  • Desenvolve o autoconhecimento em relação a capacidade de produção;
  • Aumenta a concentração e a produtividade;
  • Diminui a ansiedade

Método Pomodoro – Como Funciona

pomodoro
Método Pomodoro – Inspirado em um utensílio usado na cozinha!

Você só vai precisar de um cronômetro, um lápis e um papel. Vamos lá?

1º Passo – Monte sua agenda diária. Para cada projeto, planeje o tempo que vai levar para executá-lo.

2º Passo – Aqui começa o grande segredo da técnica. Seu tempo durante todo o dia será dividido em produção e pausas periódicas, planejadas antecipadamente. Você trabalhará com 100 % de foco em um projeto por 25 minutos e, em seguida, terá uma folga por 5 minutos. Portanto, hora de começar a trabalhar.

3º Passo – Durante os 25 minutos, foque exclusivamente naquela tarefa. Coloque o celular em modo avião, avise as pessoas que não poderá atendê-las, não acesse redes sociais. FOCO NA TAREFA! Esse período de 25 minutos é chamado de “pomodoro”, da palavra italiana tomate. Na sua folga de 5 minutos, faça o que quiser para relaxar. Levante, tome uma água, vai dar uma voltinha…

4º Passo – Após quatro “pomodoros” se passarem, o equivalente a 100 minutos de trabalho e 20 minutos de pausa, faça uma pausa mais longa de até 30 minutos.

5º Passo –  Na sua agenda diária, marque um X ao lado do projeto em questão toda vez que você terminar com êxito um pomodoro. Anote também o número de vezes que você teve vontade de procrastinar ou trocar de tarefa nesse espaço de tempo de 25 minutos. Escreva também tudo o que você foi capaz de produzir durante os 25 minutos.

Lembre-se: O ciclo pomodoro consiste em 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso. A cada 4 pomodoros, relaxe até 30 minutos.
Lembre-se: O ciclo pomodoro consiste em 25 minutos de trabalho e 5 minutos de descanso. A cada 4 pomodoros, relaxe até 30 minutos.

 

Com o tempo, a tendência é você adaptar a técnica para a sua rotina diária, encaixando os “pomodoros” de acordo com projetos mais longos, reuniões, etc.
Para marcar o tempo, você pode usar um cronômetro ou algum aplicativo online, como o Pomodoro Time, que é gratuito.
O que acharam? Já conheciam o Método Pomodoro? O importante é:

Encontre uma técnica de gestão de tempo para chamar de sua e não largue nunca mais!

Leia também o post com 6 dicas para organizar a mente. 

 

Quem Escreveu?

Tati Godoy

20 anos! Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Beijinhos.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)