Oláááááá. No último post eu falei sobre a relação entre a organização e a vida moderna. Falei também sobre o “Mundo do Agora” e o que realmente significa procrastinação. Hoje, quero compartilhar com vocês mais uma técnica que pode ajudar você a organizar seu tempo e fugir da procrastinação, mesmo com a rotina atribulada.
Abaixo, descrevo a rotina de uma pessoa comum, que como você, tem muuuuuitas coisas para fazer durante o dia:
Você acorda, levanta, vai tomar café da manhã e resolve dar uma olhadinha na sua agenda. Mil coisas para fazer… e agora?
Você vai tomar banho, se arruma e chega no escritório para trabalhar. Liga o computador, pega um cafézinho, lê os e-mails, dá uma olhadinha no Facebook. Quando você olha no relógio, já está quase hora de almoçar.
Você começa uma atividade, o telefone toca, alguém bate na porta. Sai para almoçar e quando volta, liga o computador, pega um cafézinho, lê os e-mails, dá uma olhadinha no Facebook. Quando você olha no relógio, já está quase na hora de ir embora e você não fez quase nada do que devia ter feito.
Organizar o tempo de forma produtiva para conseguir cumprir todas as tarefas no prazo estipulado é uma tarefa simples, mas que exige esforço, técnica e acima de tudo, hábito. A rotina que descrevi no início do post é muito mais comum do que a gente pensa. Sabemos que temos tarefas para cumprir, mas somos interrompidos o tempo todo, não só pelo ambiente externo, mas por nós mesmos. Sem perceber, nos auto-sabotamos com distrações improdutivas que não nos permitem aproveitar ao máximo o tempo que temos para trabalhar. O resultado disso, muitas vezes é: trabalhar mais tempo do que o necessário, levando trabalho para casa, estresse, frustração e atraso, muito atraso, na agenda.
Um método muuuuuuito simples que ajuda na organização do tempo é o Método Pomodoro. O nome vem justamente de um objeto que inspirou a técnica: aqueles timers de cozinha em formato de tomate. Muito fofos por sinal =)
Criada no final dos anos 80 pelo italiano Fancesco Cirillo, o seu principal intuito é auxiliar a focar nas metas que precisam ser atingidas. Com ela, você consegue validar se está realmente focando seu tempo no que precisa ser feito e ainda pode mensurar o tempo real que leva para realizar determinada atividade. No fim, você conseguirá concluir os projetos mais rapidamente com muito menos fadiga.
Baseada na ideia de que pausas frequentes e planejadas mantém a mente ativa, relaxada e focada, o método pomodoro é super simples, fácil e mostra resultados rápidos. Em uma semana você já pega a manha e verá que seu dia está sendo muito mais produtivo.
Você só vai precisar de um cronômetro, um lápis e um papel. Vamos lá?
1º Passo – Monte sua agenda diária. Para cada projeto, planeje o tempo que vai levar para executá-lo.
2º Passo – Aqui começa o grande segredo da técnica. Seu tempo durante todo o dia será dividido em produção e pausas periódicas, planejadas antecipadamente. Você trabalhará com 100 % de foco em um projeto por 25 minutos e, em seguida, terá uma folga por 5 minutos. Portanto, hora de começar a trabalhar.
3º Passo – Durante os 25 minutos, foque exclusivamente naquela tarefa. Coloque o celular em modo avião, avise as pessoas que não poderá atendê-las, não acesse redes sociais. FOCO NA TAREFA! Esse período de 25 minutos é chamado de “pomodoro”, da palavra italiana tomate. Na sua folga de 5 minutos, faça o que quiser para relaxar. Levante, tome uma água, vai dar uma voltinha…
4º Passo – Após quatro “pomodoros” se passarem, o equivalente a 100 minutos de trabalho e 20 minutos de pausa, faça uma pausa mais longa de até 30 minutos.
5º Passo – Na sua agenda diária, marque um X ao lado do projeto em questão toda vez que você terminar com êxito um pomodoro. Anote também o número de vezes que você teve vontade de procrastinar ou trocar de tarefa nesse espaço de tempo de 25 minutos. Escreva também tudo o que você foi capaz de produzir durante os 25 minutos.
Com o tempo, a tendência é você adaptar a técnica para a sua rotina diária, encaixando os “pomodoros” de acordo com projetos mais longos, reuniões, etc.
Para marcar o tempo, você pode usar um cronômetro ou algum aplicativo online, como o Pomodoro Time, que é gratuito.
O que acharam? Já conheciam o Método Pomodoro? O importante é:
Encontre uma técnica de gestão de tempo para chamar de sua e não largue nunca mais!
Leia também o post com 6 dicas para organizar a mente.