6 Dicas Para Organizar a Mente

22/04/2015

Imagem destaque

Meninas lindas do meu coração, tive uma palestra sobre produtividade na Conferência Anual da NAPO 2015 e acredito que ela é útil para qualquer ser humano no planeta. A gente nunca usa 100 % da nossa capacidade cerebral para aumentar a produtividade…

O grande segredo é trabalhar sempre para fazer mais atividades em menos tempo e com cada vez mais eficácia e perfeição, sem ficar estressado.

Parece difícil, mas não é. Aplicando algumas técnicas você vai notar que é mais simples do que parece. Depois de aprender as estratégias, é hora de transformá-las em hábito. Você já ouviu falar sobre um estudo que afirma que para uma ação se transformar em hábito, você deve repeti-la por 21 dias? Esse é o tempo que o cérebro leva para se acostumar com alguma atividade e fazer com que vire rotina, assim como é escovar os dentes, por exemplo.
Vamos lá? Quem ministrou a palestra foi Alan Brown… Tem mais informações sobre ele no post que fiz do dia 18/04 da Conferência. Separei as 6 dicas para organizar a mente mais legais que ele passou:

6 Dicas Para Organizar a Mente

Mente organizada – Vida Organizada

 

tempo2

Um personal organizer tem uma função que vai muito além de organizar a vida e o negócio das pessoas. Uma rotina desorganizada, uma casa bagunçada, muitas vezes significam também uma mente desorganizada. Mas afinal, o que seria uma mente desorganizada?

  • Você costuma atrasar a entrega dos seus trabalhos?
  • Esquecer de reuniões ou compromissos importantes?
  • Quando se deita, demora a dormir pois fica pensando em tudo que tem para fazer no outro dia?
  • Os seus problemas te estressam mais do que o normal?
  • Quando você para tudo para realizar uma tarefa, consegue finalizá-la no tempo estipulado?
  • Você sente que o seu dia rende 100 %?

Se você respondeu que sim a uma dessas perguntas, lamento te dizer, mas você, assim como MUITAS pessoas, está com a mente desorganizada. Geralmente, o grande causador do problema é o estresse. Com a correria do dia a dia, ocupamos nossos pensamentos com coisas inúteis ao invés de focarmos na resolução dos problemas.

Alan Brown estabelece a seguinte linha de raciocínio:

Se a produtividade é uma função de controle, logo, se não estamos no controle ( ou não estamos sendo produtivos), não estamos fazendo escolhas conscientes.

Sabe o que isso significa? Que precisamos ter total controle de nossa mente para não cairmos na armadilha de tomar decisões precipitadas. Por escolhas conscientes, Brown quer dizer decisões intencionais, eficazes, deliberadas. Isso já aconteceu com você, de sentir que você não resolveu o problema de forma adequada? Pois é…

“Quando não somos atentos, não estamos fazendo escolhas”. Dr Mark Bertin

Como Usar Atalhos Cerebrais para a Produtividade

 

1 – Evitando Pensamentos e Emoções Negativas

   Alan Brown comentou que tudo que é negativo produz hormônios do estresse, chamado de cortisol, que acaba reduzindo a oxigenação do cérebro. Ao aumentar o nível de cortisol, o organismo mobiliza rapidamente as reservas de energia e retira glicose dos tecidos para ativar a atividade cerebral e aumentar a concentração. Assim, somos induzidos a tomar uma decisão mais rapidamente. Qual o resultado disso? Comportamento agressivo, pois o cérebro não pensa de forma criativa e analítica, com cautela. Já os pensamentos e emoções positivas produzem serotonina, um neurotransmissor cerebral que regula o sono, evita depressão e enxaquecas e ameniza o apetite. Além disso, a serotonina “incentiva” a superar problemas, iniciar novos projetos, aprimorar as técnicas de negociação e argumentação, desenvolver a criatividade e consequentemente, ter um desempenho muito mais produtivo tanto na vida pessoal quanto profissional.

2 – Reinvente seu Tempo

Alan fala: “Um minuto é o que você faz dele”. O tempo é relativo justamente por causa disso. O dia sempre vai ter 24 horas… o que muda é o que faz com esse tempo. Aproveite ao máximo o tempo que você estipulou para cada tarefa. Foque-se naquilo que está fazendo, sem se distrair com outras coisas. Estabeleça pausas a cada 1 hora, por exemplo. Sabia que quando você se distrai, você leva em média 5 minutos para retomar toda a atenção? Para aproveitamento do tempo, existem vários métodos simples que podem te ajudar, como a técnica Pomodoro, que desafia nossa mente multi tarefas a focar numa atividade durante o tempo que você mesmo estipula.

tempo

3 – Entenda o Poder do Agora

Tem alguma tarefa pendente que leva menos de 5 minutos para ser realizada? Faça-a agora. A procrastinação é um dos maiores inimigos da produtividade e da organização.

4 – Potencialize sua mente silencionado-a

Acalme seus pensamentos, tranquilize sua mente. Estabeleça um momento do dia para pensar na resolução de problemas e obstáculos, mas nunca mais do que o necessário. Você acabará não resolvendo suas tarefas e nem encontrando uma solução para o que precisa. A mente deve estar relaxada para manter o foco e usar todo o potencial criativo.

5 – Meditação em Movimento

Tenha um tempo diariamente para esvaziar a mente com atividades que te relaxam e te fazem esquecer de tudo. Eu esvazio a mente quando saio correr… A sua atividade “esvaziadora de mente” pode ser dançar, ler, curtir uma xícara de café quente, fazer academia… encontre a sua e não largue nunca mais.

6 – Começar x Terminar

Pare tudo agora. Tente lembrar quantas tarefas ou projetos na sua vida você começou, mas não terminou. Uma faculdade, as aulas de inglês, os treinos da academia… começar algo e não terminar é extremamente prejudicial para a produtividade, pois a mente entende que aquilo ficou pendente e ainda deve ser finalizado. David Allen, um importante consultor de produtividade, afirma que grande parte do estresse das pessoas não vem da quantidade de atividade que elas tem de realizar no dia, mas de não terminar aquilo que começaram.
Começar é sempre mais fácil, mas terminar é extremamente importante. Lembre-se disso =)

 E você, já usa alguma dessas dicas no seu dia a dia? Quais técnicas você usa? Conte nos comentários!

 

Quem Escreveu?
Tati Godoy

Tati Godoy

Sou esposa, mãe e serva do Senhor, compartilho aqui, meus quase 20 anos de empresa. Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Se precisar é só me chamar. Beijinhos.