Comunicação e Organização

22/06/2016

Imagem destaque

A organização pode ser associada com diversas áreas, até matemática ou física quântica, como já falei nesse post. Eu já falei várias vezes aqui que a desordem comunica, assim como a organização. Mas afinal, o que é comunicação?

Comunicar significa partilhar, tornar comum. É o processo pelo qual passa a compreensão dos humanos entre si e que permite que vivemos em sociedade.

Assim como a comunicação faz parte da nossa vida, a organização também é primordial para que a gente leve uma rotina mais assertiva, com mais tempo para nos dedicarmos àquilo que realmente nos interessa. A comunicação transforma uma série de símbolos, sinais e representações em uma mensagem, algo que, quando unido de forma estratégica, comunica aquilo que se quer dizer, seja isso intencional ou não. Mas, se você quer comunicar algo de forma intencional e efetiva, é preciso ter ordem, organização. Muitas vezes, esse é um processo já é enraizado, mas como a comunicação pode ajudar a levarmos uma vida mais organizada?

Da mesma forma que a comunicação nos ajuda a entender o mundo, a organização nos ajuda a compreender o ambiente em que estamos inseridos, inclusive a nós mesmos. O maior inimigo da comunicação são os ruídos, que corresponde a tudo aquilo que pode alterar a mensagem e afetar a efetividade do que se deseja comunicar. Ora, e o que acontece com a organização? Se não temos foco, acumulamos coisas demais e não ordenamos o que temos, vivemos em uma grande bagunça.

Além disso, a organização (ou a desorganização), comunicam muito sobre nós. Quais nossas angústias? Como é nossa personalidade? Como lidamos com as nossas emoções? O ambiente físico que te cerca fala muito sobre você, comunica sobre quem você é, em todos os sentidos. Sobre esse tema, também tenho um texto bem legal falando sobre a linguagem da desordem.

Quem Escreveu?
Tati Godoy

Tati Godoy

Sou esposa, mãe e serva do Senhor, compartilho aqui, meus quase 20 anos de empresa. Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Se precisar é só me chamar. Beijinhos.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)