O que a bagunça tem a ver com sua ansiedade?

22/03/2021

Imagem destaque

A sua desorganização piora a sua ansiedade. O local onde moramos ou onde trabalhamos reflete nosso estado emocional.

imagem de bagunça

Um estudo publicado no Environment and Behavior comprovou que ambientes caóticos levam ao estresse e quer mais? à compulsão alimentar também. Mulheres, uma cozinha bagunçada, aumenta em duas vezes a chance de comer mais.

Pessoas que sofrem de ansiedade percebem que quando a sua ansiedade está no auge, suas casas que eram organizadas, se tornam um labirinto de bagunça e desorganização, deste modo, faz com que a pessoa se sinta presa em um ciclo repetitivo de acumulação de itens, afogando-se na desordem.

A ansiedade e a desordem normalmente andam juntas. Deste modo. não é apenas a bagunça qifaz com que alguém desenvolva um transtorno de ansiedade, nem que se organizar mais, será uma cura. Mas, existem pesquisa sugere que a desordem tem um impacto real no humor.

A questão é que a própria confusão não é tão prejudicial. É como você reage a isso que é. E por onde começar?

E por onde começar?
  • Tudo de uma vez:  Tire um dia e arrume a casa inteira. Escolher uma gaveta ou um armário por dia é uma armadilha para você procastinar.
  • Desapega: Segundo a autora Mary Kondo, que publicou um livro chamado “A Mágica da Arrumação”, 60% daquilo que guardamos não tem utilidade! Ou seja, na arrumação separe o que você vai doar, o que você jogar fora e aquilo que realmente é útil.
  • Lembranças: Uma das regras para descartar objetos é pensar se você usou nos últimos 6 meses. Outra é se você gosta ou não daquilo. Se não usou neste período, doe ou descarte. Se não gosta, idem.
  • Espaços para cada item: Separe tudo por categorias, exemplo: livros, cosméticos, roupas, sapatos, etc. Use caixas organizadoras caso necessário, coloque etiquetas. Isso vai ajudar a encontrar facilmente os objetos, além de evitar bagunça e acumulação.
  • Solidão necessária: Se possível opte por fazer essa arrumação sozinha, pois outras pessoas podem interferir nas decisões de manter, doar, jogar fora.
  • Trilha Sonora: Use uma música que te motive na hora da limpeza.
  • Continuidade: Se possível, depois de arrumar, mantenha a organização. Ao chegar em casa, guarde o sapato, as roupas e demais objetos, cada coisa no seu lugar.

É importante deixar tudo organizado, mas não é apenas isso que vai te ajudar com a sua ansiedade, procure uma ajuda profissional de psicoterapia ou um psiquiatra para o manejo do transtorno. Essas patologias afetam todos os domínios, ou seja, o físico, o mental e o emocional e, com isso, toda ajuda é necessária.