E para quem não conhece essa figura irreverente eu faço questão de apresentá-la: Ela é Iris Apfel – 91 anos, casada com Carl Apfel, 97 anos, Nova Iorquina, empresária e designer de interiores. Caiu nas graças do mundo fashion pelo seu estilo colorido e inconfundível. Ela foi tema de exposição “Rara Avis: Selection from the Iris Barrel Apfel Collection”, apresentou peças do seu guarda roupa para o livro “Rare Bird of Fashion: The Irreverent Iris Apfel” e é dona do Old World Weavers, uma empresa especializada em reproduzir tecidos.
Iris se tornou inspiração para mulheres de todas as idades pela sua autenticidade e bom humor. Carrega como herança o conselho do pai até hoje “Você não é melhor que ninguém” e defende a ideia de que quando se tem a mente ocupada, não há espaço para as dores. Esse pode ser o segredo da sua disposição e saúde. “Graças a Deus eu amo fazer as coisas, e me sinto abençoada por ter todas essas oportunidades nessa fase da vida”. Quando lhe chamaram de velha, ela disse: ” Elas podem até ser mais jovens do que eu, mas estão mortas do pescoço para cima. Quem quer ser assim? Eu não.” Adorei a resposta para o comentário preconceituoso, com certeza feita por alguém que não conseguiu ser referência em nada na vida. Certa vez ela escutou uma frase de Chanel que virou lema de sua vida. “Nada faz uma mulher parecer tão velha quanto tentar desesperadamente parecer mais jovem”.Iris é o tipo da mulher que acha que você pode ser atraente em qualquer idade e é contra a cirurgia plástica para mascarar os efeitos da idade. Ela costuma aparecer nos editoriais nas categorias cool, hot e trend, mesmo mantendo o mesmo estilo há 50 anos, e afirma ser muito tradicional e não gostar de tendências. Aprendi muitas lições lendo sobre a vida de Iris Apfel. Ela me inspira com o seu estilo colorido que eu particularmente adoro.
A alegria, o otimismo e a ousadia fazem desse ícone da moda uma figura exemplar de autenticidade, uma referência para nós mulheres que vivemos nessa era onde só vale o que é está dentro dos padrões estabelecidos pelas grandes marcas. E você, tem algum ídolo? Beijinhos.