Como Manter Organizada Uma Casa com Crianças

19/03/2013

Imagem destaque

Essa é uma das perguntas que mais respondo, tanto para minhas amigas quanto para minhas clientes.

Como Manter Organizada Uma Casa com Crianças?

Definitivamente criança é criança e a fase delas passa rápido demais para a gente perder noites de sono pela bagunça que elas fazem.

Hoje se você perguntasse a uma sábia anciã se essa é uma questão importante ela te responderia com muita rapidez que não. Se você é mãe de crianças de 0 a 5 anos esqueça a ideia de ter uma casa completamente organizada. Eles precisam brincar, estão descobrindo as coisas, são como exploradores em busca de conhecimentos, pois tudo é novidade.

Você pode sim impor limites, principalmente os que tem a ver com segurança, como não deixar as crianças brincarem na sala de estar de jantar, já que lá está cheio de objetos que podem machucar.

Mas impedir que a casa tenha brinquedos espalhados, é bem complicado. Isso tudo faz parte do desenvolvimento das crianças, os brinquedos, carrinhos e bonecas são parte da vida.
O que eu sempre indico para minhas clientes é:

Tenha uma caixa de brinquedo em cada lugar da casa onde a criança costuma ficar. Aí sim você pode pedir para ela juntar tudo depois de brincar. Assim ela aprende a ter disciplina, ser mais organizada e a cuidar e a dar valor as coisas que tem.

Outra dica é ensiná-las a organizar o quarto uma vez por semana e estipular recompensas e pequenas punições para quando as tarefas não forem cumpridas.

Mas de resto, minha opinião é essa: impedir a liberdade da criança dentro da própria casa é não deixar que ela aproveite o que a infância tem de melhor.

E vocês, meninas? Concordam ou preferem fazer de outra maneira com as crianças? Deixe seu comentário!

FanPage Facilita Organização

Quem Escreveu?

Tati Godoy

20 anos! Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Beijinhos.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)