Está chegando o verão e todas as nossas lindas roupas de inverno vão para o fundo do armário para não atrapalhar achar as outras. As roupas de inverno são mais pesadas e volumosas e como no Brasil o clima predominante é quente, elas costumam ficar guardadas no armário durante a maior parte do ano.
Suba as roupas mais pesadas e quentinhas e organize-as em inbox, uma excelente opção por serem transparentes, terem ventilação e super fáceis de acomodar no closet. Selecione por cores e modelos, etiquete todas as caixas e coloque-as em um local alto no armário.
Também existem regras básicas de como guardar roupas de inverno de acordo com os tipos de tecidos, para mantê-las sempre bonitas e bem cuidadas por mais tempo:
Roupas de algodão e flanelas:
Devem ser guardadas bem secas e em lugar arejado, pois em contato com calor e umidade suas fibras naturais constituirão um ambiente favorável ao desenvolvimento de micro-organismos. Para ajudar a prevenir o desenvolvimento de bactérias, utilize amaciantes bactericidas.
Roupas de couro e camurça:
O couro é bastante sensível à luz e à umidade, portanto deve ser guardado limpo, seco, em local escuro e ventilado para evitar o aparecimento de mofo. É indicado higienizar as peças em uma lavanderia especializada a cada seis meses ou hidratar a superfície com produto adequado.
Se quiser deixar o casaco de couro perfumado antes de usá-lo, coloque pedaços de algodão embebidos em seu perfume favorito dentro dos bolsos e deixe por um dia.
A camurça é uma pele animal assim como o couro, por isso, os cuidados são parecidos. As peças deste tecido devem ser guardadas limpas, em capas de TNT, em local seco e colocadas para tomar ar pelo menos uma vez ao mês em local arejado e fresco.
Roupas de couro sintéticas:
Ao contrário do couro natural, as peças confeccionadas com couro sintético são mais resistentes à ação de micro-organismos, à luz e à umidade, portanto não necessitam da proteção de capas de TNT. As peças podem ser lavadas em água e detergente neutro, mas não devem ser expostas ao sol para não ressecar e quebrar.