A Bagunça tem Razões Profundas

22/02/2016

Imagem destaque

Geralmente a bagunça que causamos tem razões profundas e foi exatamente isso que fez eu me apaixonar pela organização. A bagunça e a organização revelam muito de nós. A organização nos leva ao auto conhecimento e isso é fantástico. É muito mais do que dobrar camisetas, meias e lençóis ou criar técnicas.
A desorganização pode revelar uma patologia, uma doença crônica… por trás de um acumulador de coisas se esconde uma dor muito mais profunda do que imaginamos. Por isso, eu como personal organizer preciso tomar cuidado onde coloco minha mão e principalmente, cuidar com meu impulso de sugerir o lixo.

O que me fez estudar o comportamento e o que leva as pessoas a acumular tantas coisas, por tanto tempo, a buscar coisas novas a cada dia, sem precisar, a adquirir dívidas para obedecer um padrão de comportamento, ou seja, uma crença limitante que com certeza foi criada, que precisamos ter mais e mais para sermos reconhecidos, melhores e incluídas. O excesso de coisas causa a bagunça, que é causada pela crença limitante.

A Programação Neurolinguística tem ajudado a muitas pessoas a mudar esses padrões de comportamentos, fazendo despertar a excelência adormecida. Difícil? Não…

Difícil é o fácil que não se aprendeu.

A nossa mente tem um software que pode ser reprogramado a qualquer momento. Basta uma coisa: escolhas. Agora olhe hoje para a sua bagunça e decida, uma gaveta por dia, nada mais do que isso.

Tenho um exercício para te propor:

Olhe para suas coisas e projete-as como numa tela virtual. Coloque cores, bem vibrantes, e imagine-as completamente organizadas e imagine você sendo dona de todas elas. Imagine você, somente com o necessário e imagine você em todo esse filme com tudo no lugar, tudo arrumadinho, com cheirinho de limpeza e um ventinho fresquinho, e fique com essa sensação.

Dificilmente você vai querer deixar a bagunça entrar novamente na sua vida =)

Se quiser ler mais sobre o tema, escrevi esse post falando sobre a linguagem da desordem, bem interessante.