A organização vem para trazer solução, e não mais problemas para a nossa vida. Se você é uma pessoa organizada, que consegue levar uma vida com equilíbrio sem neura, fico feliz por você.
E se você ainda não conseguiu implantar a organização na sua vida e isso te traz angústia, também fico feliz por você, porque tenho uma ótima notícia: não existe uma mudança repentina, mas existe uma solução duradoura.
Não adianta querer mudar sua essência e os hábitos da sua casa de um dia para o outro. Primeiro porque a mudança começa internamente: você e todos os membros da casa precisam estar de acordo com as mudanças que serão implantadas.
Segundo que se você decidir, simplesmente de uma hora para a outra, ser a pessoa mais organizada do planeta, você corre sérios riscos de ficar mentalmente cansada, não conseguir o seu objetivo e acabar mais frustrada do que estava antes de decidir mudar.
Para ser saudável, a mudança deve ser leve. A nova rotina vai sendo aos poucos, lentamente, sendo implementada, de forma que quando você perceber, já conseguiu o que queria: as roupas já não estão mais espalhadas pela casa, a louça não acumula mais, o lixo é retirado adequadamente, você não perde mais documentos importantes, etc.
Você já conhece a teoria que fala que precisamos somente de 21 dias para adotar um comportamento como hábito? Isso vale não só para a organização, mas também para termos uma alimentação mais saudável, fazer exercícios físicos, ter uma rotina de estudos, etc.
Porque tenho uma super técnica que pode te ajudar a “sobreviver” a esses 21 dias de forma tranquila e saudável para que você consiga, finalmente, ser uma pessoa organizada.
Técnica dos 15 Minutos
Essa é uma ótima estratégia para você que cansou de levar uma vida desorganizada e convive com pessoas assim. Sem mudar repentinamente a rotina, você percebe a mudança de forma gradativa e suave, sem se irritar ou frustrar.
O mais bacana é que essa é uma técnica muito eficiente para quem tem pouquíssimo tempo livre, sai cedinho de casa e volta só de noite.
Todos os dias, você e todos que moram na casa devem reservar 15 minutos para colocar as coisas em ordem. Pode ser na cozinha, o escritório, a área de serviço, o quarto do casal, o closet, banheiros, etc.
Claro que a técnica funcionará melhor se quando você começar a aplicá-la, já tiver feito uma organização para que tudo fique no lugar. Assim, você apenas terá o trabalho de manter as coisas em ordem.
Exemplos:
O importante é identificar quais são os principais focos de bagunça na sua casa e achar maneiras de evitá-los. Bagunça atrai bagunça.
Se na sua casa a tendência é todo mundo chegar em casa e largar as coisas na mesa da sala, esse é o seu principal foco de bagunça. É ali que você tem que destinar a atenção de todos.
É isso. Cada casa tem uma rotina que merece ser respeitada. A organização precisa ser abraçada com carinho, e não com repulsa.
Tenta aí e me conta depois se funcionou? Beijos