Olá pessoal, tudo bem?
Sempre falo nos meus cursos sobre a minha rotina de personal organizer, como consigo dar conta de tudo…
É claro que tudo na vida tem seu ônus e bônus. Não se pode querer tudo sem pagar o preço.
Tenho esse espaço que compartilho aqui com vocês dicas e sugestões para quem quer ter uma vida mais organizada, mas não sabe por onde começar. Cresci vendo, dentro da minha própria casa, que só podemos ensinar quando realmente vivemos o que ensinamos. Só assim é possível ser coerente de verdade…
Sou casada há 20 anos, mãe de três filhos, ajudo meu marido na administração da nossa casa, tenho uma empresa com 40 funcionários… É claro que tenho uma equipe ótima e uma irmã que está a frente cuidando de tudo. Também sou personal organizer, tenho o Blog e a Fanpage, ministro cursos por todo o Brasil e ainda tenho um trabalho voluntário. Enfim, tudo que uma dona de casa faz.
A grande dúvida é:
Como ser eficiente com tantos compromissos?
Nunca tive uma babá, mais meus pequenos foram para a escolinha desde cedo. Concilio o maior pico de atividades no trabalho quando eles estão ocupados com a escola. Tenho uma funcionária que está comigo há 15 anos. Ela já está senhora e limpa e cozinha em casa. Na parte da manhã, deixo meu caçulinha com ela para pode trabalhar.
Acordo às 5 horas da manhã, mas às 4h30 já estou preocupada com o horário.
Quem conhece o trabalho de uma PO sabe que é fundamental cuidar da parte espiritual para a longa jornada, e por isso, tenho o costume de fazer meditação.
Às 6h, já estou na missa que frequento diariamente. Para mim, é um alimento para a alma.
Depois corro para a academia e às 8h30 já estou pronta para o trabalho, seja na empresa ou na casa de clientes.
Às 11h, faço uma pausa para o almoço e quando preciso, passo no mercado para abastecer a casa com alguma coisa.
Chego em casa, dou papa para o meu pequeno, organizo a lancheira dele, levo para escola e corro de volta para o trabalho. Fico até às 17h, dividindo o tempo como PO, a empresa e o trabalho voluntário, que não avisa quando chega.
Faz parte e faço com muito gosto…
Pego o pequeno na escola às 17h, assim que saio do trabalho, e vou para casa.
Os armário de casa são todos organizados por mim, por isso quem guarda todas as roupas depois de lavadas sou eu. Geralmente reservo as quartas e sextas para isso.
O jantar também é por minha conta. Durante a noite, confiro minha conta, organizo minha agenda do outro dia, faço as anotações no planner. Assim, dificilmente vou para a cama sem saber detalhadamente o que preciso fazer no dia seguinte.
Atualmente tenho usado o app Evernote para organizar tudo, desde a lista de compras de casa e pagamentos até os projetos em andamento…
A agenda do Google é muito eficiente, mas estou gostando mais do Evernote por ele me dar mais opções de arquivamento.
É durante a noite que dou uma atenção especial na manutenção da casa, checando se tudo funciona bem. Caso contrário, vai para a agenda como uma tarefa “tratar de consertar logo”.
Quando algo em casa não funciona, como é o caso de uma lâmpada queimada, é hora de lembrar o marido da tarefa que ele tem para o fim de semana.
Se todos os dias organizarmos pelo menos uma gaveta, eu te garanto: durante o ano todo você terá a casa super organizada.
Menos desperdício, menos estress e mais qualidade de vida.
Quando tenho cursos, a casa e os filhos ficam por conta do marido, um super companheiro.
A mãe e a irmã às vezes também entram na dança.
Às 22h, jé estou pedindo cama. Com uma rotina dessa não sobra espaço para a insônia.
Pergunto a Deus o que fiz de errado e ele logo me responde. Começo o outro dia tentando não repetir o mesmo erro. (às vezes não cumpro).
Agora a mágica de tudo se chama gratidão… Por ter uma família tão preciosa, que me permite viver e realizar todos os meus sonhos.
Eu entrei nessa, estou na chuva e agora é só se molhar… Ficar pronta para o dia que já já vai raiar… beijinhos.