Você nunca se perguntou por que os médicos não usam roupas brancas nos centros cirúrgicos, sendo que essa é a cor básica para todos os uniformes deles?
Vamos começar explicando por que o branco é a cor padrão para os profissionais da medicina.
Além de ser a cor que remete a paz e a pureza, o branco indica que um tecido está limpo, pois deixa manchas de sangue ou de sujeira em evidência.
Nós sabemos que muitas complicações hospitalares acontecem por falta de assepsia, disseminando doenças seja por contaminação de bactérias ou outras substâncias. Foi a partir do final do século XIX que o uso de uniformes limpos virou norma em hospitais e clínicas de saúde. Antes disso, como os médicos ainda eram vistos como “feiticeiros”, os profissionais usavam roupas comuns ou na cor preta, a cor do luto, já que davam más notícias aos pacientes.
A “roda de cores” ou “círculo cromático” é uma ferramenta que demonstra como as cores se relacionam entre elas. Geralmente, ele é composto por 12 cores. São elas:
– Três cores primárias: não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho. Todas as outras cores vem da “mistura” delas.
– Três cores secundárias: formadas pela mistura de duas cores primárias. São elas: laranja (vermelho e amarelo), violeta (azul e vermelho) e verde (amarelo e azul).
– Seis cores terciárias: compostas pela mistura das cores secundárias.
A partir do círculo cromático, é possível criar alguns tipos de harmonia combinando as cores:
– Harmonia monocromática: Como um “tom sur tom”, é usada a mesma cor, mas com diferentes saturações e luminosidade.
– Harmonia análoga: Uma cor principal e primária com mais outras duas logo ao lado direito e esquerdo no círculo. Poderíamos comparar com um degradê ou gradiente.
– Harmonia complementar: Uma cor no círculo combinada com outra situado ao oposto dela.
E é na harmonia complementar que está a resposta para a nossa pergunta. Repare que as cores azul e verde estão no extremo oposto do vermelho, cor do sangue. Cores opostas produzem uma ilusão de ótica chamada de “fantasmas de cores complementares”…
Se você ficar olhando por um tempo para uma superfície vermelha, ao desviar o olhar para algo branco, você verá um sombreado azul esverdeado “piscando”.
Já imaginou se durante uma cirurgia, em que os médicos olham o tempo todo para o sangue, eles vissem fantasmas coloridos azuis e verdes por todos os lados? Isso afetaria muito a concentração deles e provavelmente, traria problemas aos pacientes.
Por isso, desde o século 20, os uniformes deixaram de ser brancos para serem azuis ou verdes. Incrível, não?
Sinal que a mudança funcionou!
Fonte: