Por que as pessoas acumulam coisas?

10/07/2013

Imagem destaque

Oi meninas.  Estou fazendo um curso intensivo para tentar entender um pouco, já que não sou psicóloga, porque as pessoas tem mania de acumular objetos. Tipo, porque ter 150 pares de sapatos,  170 vestidos, 80 calças? Claro que exagerei, mas o pior é que não é muito distante da realidade.

Cada pessoa tem sua história e seus motivos, então prefiro que os julgamentos sobre acumular fiquem de lado. A quantidade também não me interessa… O que me chama a atenção é entender o motivo que leva uma pessoa a ter muitas peças, umas inúteis, outras de valores sentimentais e outras extremamente necessárias. Busco entender o motivo de cada cliente e tentar dar um significado para a quantidade um tanto desnecessária, porque nem se você usar uma peça por dia, uma única vez no ano, não dará conta de usar tudo. Ao longo dos anos o armário vai ficando cada vez mais estufado e desapegar é uma atividade bastante difícil para algumas pessoas, porém não impossível. Todos nós podemos praticar o desapego, é só uma questão de hábito….

Aliás, tudo na vida é assim. Quando queremos muito algo, mas temos dificuldade para conseguir, o hábito é o nosso maior aliado. Meu objetivo hoje é identificar no seu armário as suas necessidades.

Você não quer se desfazer? Não quer vender algumas peças com valor sentimental? Temos técnicas de ressignificação para a ação. Tenho recebido muitos emails de pessoas que sentem grande quantidade de doar alguma peça favorita e tem dificuldade na organização. Se existe essa dificuldade de maneira que não cabe mais nada no seu espaço separado, a dica é: se você não usa a peça há mais de um ano, com certeza você não vai mais usá-la. Então passe para frente, alguém pode ficar muito feliz.

Sabe que toda mão que se abre para doar, a mesma mão se abre para receber. Pode ate não ser roupa, mas pode ser uma verdadeira e sincera gratidão, e nada é mais significativo e leva a uma plena felicidade do que alguém ser grato a você. Não estou falando pra você sair doando ou vendendo todo seu armário, mas se você quer fazer dele um museu, qual o objetivo? Qual a função?

O que você vai fazer com tudo isso? Faça o teste com uma peça que você não usa de modo algum, mas que esta lá no seu armário sendo apenas um objeto de decoração e presentei alguém que amaria usar.

Faça a experiência e verás que sentimento aflora quando fazemos uma boa ação. E depois não esqueça de vir me contar o resultado.

Beijos

Visite a FanPage da Facilita Organização

 

Quem Escreveu?
Tati Godoy

Tati Godoy

Sou esposa, mãe e serva do Senhor, compartilho aqui, meus quase 20 anos de empresa. Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Se precisar é só me chamar. Beijinhos.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)