Olá, hoje eu estou aqui para contar um pouco da minha casa e da minha rotina de organizadora.
Às vezes me perguntam:
Bem, sou organizadora há pouco mais de 10 anos, já passei pela fase da neura até a fase relaxada.
Sou casada há 22 anos e tenho 3 filhos em idades bem diferentes, 21, 19 e 6 anos.
Então imagina o paradoxo que vivo! Não posso ficar bitolada com a casa, senão não faço nada, já que estudo e trabalho pela manhã, de tarde trabalho e escrevo e a noite leio, assisto TV e brinco com o Leo. Preciso criar sistemas que funcionem para a minha casa e que não me estressem.
Sou arquiteta e decoradora também e criar sistemas de organização que funcionem e ainda deixem tudo esteticamente bonito, já que gosto muito de detalhes, não é nada fácil!
Hoje já não me importo com sapatos na porta de casa e nem com casacos espalhados pelos sofás. Estou na fase, graças a Deus, do “Chegaram em casa, ufa!”
O caçula já é mais complicado, porque ele adora espalhar os brinquedos pela casa toda e aos finais de semana eu libero para ele armar barraca, montar campos de batalha, enfim, tudo o que uma criança super ativa e com 6 anos gosta de brincar.
Eu preciso entendê-lo e nos meus cursos e consultorias sugiro sempre que a pessoa acostume-se com isso. Não existe técnica para a criança não bagunçar a casa. Eles precisam disso! Então não tenho opções.
A bagunça da criança não pode me incomodar e eu preciso agradecer, afinal meu filho está vivo e cheio de saúde.
E hoje quero mostrar como fica a minha casa no dia que ele tem os espaços livres.
Nosso combinado é: terminou de brincar?! Guarda tudo!
Então esse são os limites dele, finais de semana liberados e guarda tudo no final. Para isso tive que pensar numa forma simples para que ele cumprisse esse combinado. Abri mão da decoração e agora o que enfeita a casa são cestos de brinquedos. A casa fica de pernas para o ar sim, porque em casa é lugar de liberdade, de aconchego, e se ele não tiver isso em casa vai buscar em outro lugar.
O combinado com os mais velhos, conto depois. Hoje em especial quero dizer que minha casa não é perfeita, não é toda organizada e eu não me incomodo com os brinquedos pelo chão.
Porque a organização precisar libertar e não escravizar!
Por isso ensinamos técnicas que funcionam e mantém a casa habitável, aconchegante, cheirosa e o lugar mais esperado do dia para tirar os sapatos, brincar com o brinquedo favorito e deixar o copo em cima da pia, porque agora quero relaxar!
E essa é a minha casa quando a bagunça está liberada! Adoro ela assim, do jeitinho que é <3