Desordem e Criatividade – Mesa de trabalho bagunçada ajuda a ter mais ideias

21/11/2013

Imagem destaque

#morri

A minha primeira reação foi ficar aliviada. Ufa, se tem um lugar que posso dizer que sou completamente desorganizada, é na minha mesa de trabalho! Por isso fico muito brava quando alguém mexe nela…

Por mais que tenha critérios de organização e eu já tenha tentado várias vezes deixá-la como manda a cartilha, a desordem nesse lugar em específico é mais forte do que eu.

Sinceramente, não sei explicar. Tenho dificuldade com a organização porque, como estou escrevendo um livro, além das apostilas dos cursos e dos posts para o Blog, tenho muitas reportagens, livros e matérias espalhadas pela mesa, já que irei usar tudo isso. O meu medo é de perdê-las de vista. Então, preciso deixá-las expostas. Tudo bem, essa desordem acaba sendo para um bem maior, tudo para que eu possa passar o máximo de informações e novidades do mundo apaixonante da organização para os meus leitores!

Mas, quem pensa que sou organizada em tudo, está aí o meu ponto fraco.

Confira abaixo a reportagem do “UFA”

Desordem e Criatividade = Mesa de trabalho bagunçada

DESARRUME A SUA MESA

“Quem mandou arrumar a minha mesa? Assim não dá pra trabalhar…

Criatividade

 

Se sua mesa de trabalho é limpa e bem organizada, parabéns: isso indica generosidade e respeito as formalidades. Mas se ela é bagunçada e caótica, não se preocupe: segundo a ciência, pode ser um sinal de criatividade, segundo experimentos da Universidade de Minnesota, conduzidos pela psicóloga Kathleen Vohs e publicados no Jornal Psychological Science.

Os participantes deveriam preencher questionários – uns em escritório imaculado, outros em ambiente desorganizado, repleto de papéis espalhados. Ao final, solicitava-se aos dois grupos uma doação opcional a caridade e se oferecia a levar uma barra de chocolate ou uma maçã. Os participantes das mesas arrumadas fizeram mais doações que os da bagunçada e preferiram a maçã, o que indica, segundo a professora Kathleen, que um ambiente limpo encoraja as pessoas a fazerem o que se espera delas.

Em outro experimento, os mesmos participantes deveriam propor novas utilizações para uma mesa de pingue-pongue. Os da bagunça produziram números de ideias equivalentes ao dos organizados, mas suas propostas eram mais criativas. Ambientes desarrumados parecem estimular a quebra de tradições, enquanto ambientes organizados reforçam convenções, avalia a professora. Agora seus experimentos mirarão o mundo virtual: dados iniciais revelam que a organização ou não de uma pagina de internet também podem influenciar nesses comportamentos./ P.E.N.

REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS  Nº 80

Quem Escreveu?

Tati Godoy

20 anos! Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Beijinhos.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)