Clutches são essas bolsas de mão pequenas bem estruturadas de modelos diversos que vem aparecendo na mão das famosas mais estilosas. Como existe uma infinidade de materiais e formatos de todos os tipos, as clutches podem ser usadas tanto em ocasiões formais quanto nas informais. Práticas, combinam bem com shorts, vestidos longos, curtos, calças jeans e várias outras peças.
A nomenclatura “Clutch” vem do inglês e significa agarrar ou segurar. A bolsa de mão foi criada em 1930 pela estilista Emile Hermés e desde então vem fazendo muito sucesso. Também chamada de bolsa carteira, ela foi criada para que as mulheres tivessem uma opção elegante para levar somente o que precisavam para as festas.
O estilista Alexander Mcqueen é referência em modelos inusitados de Clutches e é sem dúvida um must-have das mais antenadas.
Como já foi dito, as bolsas são democráticas e caem bem com praticamente todas as peças de roupas e ocasiões, mas lembre-se que as clutches chamam muito a atenção, ainda mais os modelos mais ousados, com enfeites e brilho. Então, se já estiver usando um vestido chamativo, opte por um modelo de bolsa mais discreto em tons neutros, em couro ou tecido.
É importante não encher a sua clutch com todos os seus itens de maquiagem. Ela é uma bolsa criada para trazer praticidade e elegância, portanto leve realmente só o necessário, como o celular, o batom e um pó translúcido, por exemplo. Cuide também com a forma como vai segurar a sua clutch. Alguns modelos tem somente um aro, enquanto outras parecem um soco inglês, mas todas exigem uma certa delicadeza para manuseá-la e carregá-la. Abuse da sua graciosidade e faça da clutch a sua aliada, e não seu problema 😉