Organizar cozinha é uma tarefa um pouco desgastante, mas muito compensadora. Sabe aquela sensação de alívio e limpeza? É exatamente essa impressão que temos depois de ter uma cozinha linda, limpinha e toda organizadinha. Cada casa tem uma personalidade e uma rotina, por isso não temos leis certas de organização. O que funciona para mim pode não funcionar para você. Separei alguns sistemas que geralmente dão certo, mas alguns passos são os mesmos sempre:
Primeiro passo:
Tire tudo de dentro dos armários, das prateleiras e da bancada. Eu sei que vai virar uma bagunça, mas prometo que você não vai se arrepender. Depois, faça aquela limpeza, de preferência usando detergente neutro. Limpe tudo com bastante carinho.
Segundo passo:
Coloque novamente nos armários somente o que você usa com frequência. O segredo de uma cozinha funcional é a praticidade.
Tenha somente aquilo que você usa e mais nada. Os excessos, como aquelas maquininhas que fazem coisas bem específicas, como omeletes, cupcakes, etc. e que usamos esporadicamente, devem ser guardados em caixas organizadoras. Depois, etiquete tudo e guarde na despensa ou em outro armário. Tenha a sua vista somente o que usa diariamente para manter tudo sempre no lugar.
Terceiro passo:
Setorize tudo e deixe todos os objetos das mesmas famílias juntos em um único local. Criar setores para cada objeto facilita na hora da busca, ainda mais se tudo estiver etiquetado. Deixe sempre os objetos usados diariamente em fácil acesso, em altura compatível e com bastante acessibilidade.
– Guarde copos, xícaras e taças em fileiras verticais;
– Os pratos podem ser empilhados, sempre com todos da mesma família juntos;
– Cuidado ao guardar os potes! Aproveite para se desfazer de excessos e não correr o risco de guardar coisas demais;
– Tenha somente o necessário.
O fluxo da cozinha é importante para a saúde da casa. Cuidar da organização da cozinha é cuidar do relacionamento da família, porque é na cozinha onde tudo acontece…. as melhores conversas sempre são acompanhadas de um gostoso café e um pedacinho daquele bolo que deixa a casa toda cheirosa.