Como Organizar Armário Infantil

8/04/2014

Imagem destaque

Manter o armário dos baixinhos organizado pode ser uma tarefa fácil.

Não precisa ficar lindo, mas sim prático e organizado conforme a idade que eles estão. Diga lá: o que ganha uma criança em ser organizada? Na cabeça deles absolutamente nada!

Nós sabemos que ser e estar organizados melhora nossa qualidade de vida e nossa produtividade, mas eles ainda não tem essa noção. Portanto, nós, pais, devemos dar o exemplo do que é ser organizado e do que é estar organizado. Para uma criança, crescer em um ambiente organizado já faz toda a diferença e a longo prazo, pode trazer benefícios muito positivos.

Dicas para organização de armário infantil

armarioinfantil1
Na primeira foto você vê como pode organizar a roupa do dia seguinte das crianças. Basta ter ganchos para roupa. Na segunda foto, um exemplo de cestos para organizar brinquedos.
armarioinfantil
1 – Coloque etiquetas divertidas que identifiquem o conteúdo das gavetas.
2 – Exemplo de closet infantil muito bem organizado
3 – Roupa de cama armazenada em caixa de tecido e guardada em baixo da cama. Show!

Tenha uma sacola sempre perto, e a denomine como a sacola do “juntar coisas espalhadas”. Use sempre a mesma sacola para que a criança junte pela casa coisas que espalhou, sejam meias, sapatos,  lápis, revistas, brinquedos. Tenha uma hora no dia ou duas para a sessão “Catança”.

Separe todas as noites, junto com a criança, a roupa do dia seguinte. Isso cria uma rotina ótima, para que no futuro ela cresça com esse hábito de ter em mente que o próximo dia está próximo e que ela precisa se preparar.

Separe roupas da estação e acomode em caixas organizadoras fechadas, de preferência de tecido e com ventilação. A criança precisa ter em vista que só precisa do básico necessário, o que a ajudará a ter o hábito da simplicidade. Armazene as caixas organizadoras em baixo da cama, com facilidade de acesso para que ela mesma possa se servir quando chegar o frio ou o calor.

Jamais force a criança a dobrar peças pequenas. Isso já é difícil para nós, adultos, imagine para os pequenos. Tenha uma cesta sem tampa para que ela jogue ali mesmo as peças pequenas e assim já possa exercitar o senso de organização, pois se acostuma com a ideia de organizar coisas semelhantes em lugares específicos.

Rotule tudo, mesmo que a criança ainda não saiba ler. Como as criança se identificam com o lúdico, use etiquetas que chamem a atenção. Esse é um convite muito charmoso para ela ser organizada.

Quanto mais simples e fácil, melhor! A criança deve conseguir se servir no seu próprio armário. Mesmo que não fique tão bonito, é importante que eles se sintam bem usando o closet. Pedir palpite na decoração de seu próprio quarto também é um convite para eles se empolgarem no mundo da organização.

Passa tão rápida essa fase! Eles são tão felizes e levam a vida com tanta simplicidade… quem dera nós fossemos como eles, puros e mansos de coração. Hoje em dia uma criança tem muito mais a nos ensinar e tudo se traduz na frase mais verdadeira que li no Facebook:

” Minha casa não está bagunçada. Ela está temporariamente decorada por uma criança.”

 

 

 

 

Quem Escreveu?

Tati Godoy

20 anos! Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Beijinhos.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)