Como Organizar Geladeira

29/01/2014

Imagem destaque

 Afinal, Como Organizar a Geladeira?

Organizar a geladeira quando se mora sozinha é mole. Como só você tem acesso a ela, as coisas ficam do jeito que você deixou e é mais fácil encontrar tudo. Agora quero ver como organizar a geladeira onde mora uma família de pelo menos 4 pessoas, o que é bem comum.
Na teoria é muito simples organizar uma geladeira, mas na prática e com muitas mãos abrindo e fechando as portas é quase uma utopia.
Existem três momentos essenciais para organizar a geladeira: quando chegamos com as compras, quando limpamos ou quando ela está gritando por ajuda. Mas, o grande segredo para ter uma geladeira organizada é a manutenção diária.

Algumas regrinhas básicas para aprender como organizar a geladeira são:

Como Organizar a Geladeira – Passo a Passo

 

  • Respeitar os indicativos que geralmente estão desenhados no interior da geladeira: folhas nas gavetas, derivados do leite na parte do meio, sobras de alimentos e itens que precisam de refrigeração mais intensa na parte mais alta.
  • Coloque os produtos da mesma família juntos, se possível com organizadores de acrílico ou cestos plásticos:

o   Iogurte com Iogurte;
o   Presunto, mortadela e peito de peru junto com os queijos;
o   Manteiga junto com o requeijão;
o   Frutas, verduras e legumes nas gavetas grandes, guardadas em saquinhos para não sujar a geladeira e ficarem conservadas por mais tempo;
o   Deixe uma bandeja dentro da geladeira com todos os produtos do café da manhã.

  • Todos os potinhos devem ser transparentes para facilitar a visualização e evitar que a gente esqueça o que tem para comer.
  • Bebidas, garrafas e potes podem ser colocados na porta, local que passa por grandes variações de temperatura.
  • Quanto mais livre a geladeira estiver, melhor. Por isso evite de fazer compras grandes que possam sobrecarregá-la ou acabar gerando o desperdício de alimentos.
  • Semanalmente faça uma inspeção geral. Se você guarda produtos vencidos, cuidado: sua família corre perigo de ganhar uma intoxicação.
  • Tenha sempre etiquetas e canetas para rotular o conteúdo de cada recipiente e a data de validade. Assim todo mundo na casa consegue se virar na hora que quiser preparar um lanchinho.
  • Deixe tudo visível e tente manter uma lógica para que os itens fiquem sempre no mesmo lugar. Assim vai ficar cada vez mais fácil preservar a organização.

Não se estresse com regras que dificultam.

Facilite sua vida e faça de um jeito autoexplicativo que todos se acostumem a manter a geladeira sempre organizada. Uma pequena mudança de hábito pode fazer toda a diferença na hora de organizar.

Visite a FanPage da Facilita

Quem Escreveu?

Tati Godoy

20 anos! Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Beijinhos.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)