Como Organizar a Cozinha

4/09/2014

Imagem destaque

Hoje em dia a cozinha não é só o lugar onde se prepara o alimento. Ela se tornou o lugar do encontro da família e da interação com os amigos. Na verdade a cozinha poderia começar a se chamar “cozinha estar”…  cada vez mais recebemos as visitas na cozinha. Por isso ela precisa ser aconchegante e ter harmonia. Podemos seguir algumas regrinhas básicas sobre como organizar a cozinha:

Entenda o ambiente para aprender como organizar a cozinha:

Primeiro estabeleça como é a dinâmica da sua cozinha:

É linear com uma ilha – fogão ao centro?

É paralela – como um corredor com os utensílios dispostos de frente?

É em U – pia , fogão e geladeira dispostos separadamente?

É em L – fogão ao lado da geladeira e pia na lateral?

Assumir a forma da sua cozinha e valorizar como os espaços estão planejados é a melhor maneira de harmonizá-la e usar a melhor técnica de como organizar a cozinha.

É importante estar atento à rotina da casa e estabelecer critérios para que a cozinha se torne um santuário, um lugar de comunhão, porque é o lugar dos preparos dos alimentos. Não se discute relação e não se briga, mas se confraterniza, é um momento sagrado…. por isso deve ser um local de pura harmonia.

Como Organizar a Cozinha


– Com portas ou sem portas, os armários precisam estar organizados. Como organizar a cozinha exige uma série de cuidados, o excesso de coisas vai gerar mais bagunça…

– Se tiver portas, gavetas ou qualquer objeto quebrado é importante consertar, pois isso faz parte da boa organização.

– A estética é importante. Os itens podem ser simples, sem objetos de luxo, mas tudo deve ser padronizado e combinando entre si.

– A maioria das pessoas toma café da manhã em casa. Então, mantenha as louças próximas da mesa e tenha uma bandeja de secos e molhados preparada na geladeira. Quando você for servir o café, é só alcançar a bandeja com todos os ingredientes. Economiza tempo e fica esteticamente lindo.

– Cuidado ao empilhar copos e xícaras. Como eles quebram com facilidade, organize-os sempre enfileirados na vertical.

– Pratos  – Sempre em grupos do mesmo tipo, do maior para o menor.

– Pratarias –  Alinhadas em prateleiras. Não empilhe, apenas se tiverem em capas especiais.

– Talheres –  Dentro de divisórias de preferência perto do fogão.

– Panelas – Podem ser organizadas por frequência de uso. Deixe mais acessível aquelas do dia a dia e menos acessível as usadas em eventos esporádicos.

– Porta-tampas – Existem vários, até um porta-revista pode ser usado para guardar tampas.

– Bandejas e pires – Sempre a mesma técnica e critério: os mais usados mais acessíveis e os menos usados menos acessíveis.

– Eletrodomésticos – Se forem objetos pequenos e muito usados no dia a dia,  mantenha-os em cima da bancada. Fica super prático e eles geralmente já vem com um design charmoso.

– Potes de plásticos – Ficam mais fáceis de visualizar quando organizados por tamanhos e cores, de preferência para guardar as tampas separadas. Não convém guardá-los fechados para evitar que fiquem com cheiro.

– Panos de prato – Ficam fofos enrolados nas gavetas. Caso não tenha gavetas, utilize cestas de vime.

– Porta tempero – Mantê-los juntos numa mesma bandeja já dá um bom efeito.

 

Como Organizar a Cozinha

Como Organizar a Cozinha

Quem Escreveu?

Tati Godoy

20 anos! Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Beijinhos.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)