Se você possui secadora de roupas não precisa desse post, agora se você não tem, seguem essas dicas valiosas para evitar aquele cheiro de cachorro molhado na roupa, cheiro de mofo, e se você mora em apartamento ainda, piorou… eu já morei em Curitiba e lá o clima é bastante úmido. A secadora é indispensavel, mas nossas condições financeiras não permitiam, primeiro pelo gasto de energia e segundo pelo valor do aparelho que é bem salgadinho.
A umidade e a falta de circulação de ar são os responsáveis pelo mau cheiro nas roupas.
O que fazer
1 – Lave poucas peças: Se você tem costume de lavar grande quantidade de roupas, esqueça. Esse é um agravante, lave apenas peças básicas e necessárias, espere o dia de sol para lavar a montanha que ficou para trás
2 – Invista em sabões perfumados, de preferência com cheirinho de lavanda. Eu sei que é um pouco caro, mas nessas horas vale a pena.Se você lava roupa na máquina deixe de molho por 15 minutinhos num amaciante bem cheiroso. É importante deixar a roupa bem limpinha, pois a roupa mal lavada piora o mau cheiro; se a máquina de lavar for inacessível, use os muques e não economize nas torcidas.
3 – DICA PRECIOSA – Na hora do último enxágüe coloque uma tampinha de álcool. Essa receita é da minha avó e é como um milagre.
4 – Pendure as roupas em um lugar bem ventilado, estenda o máximo que puder, estique bastante e mude de posição várias vezes.
5 – Deixe secar a roupa completamente e utilize a essência milagrosa (receita abaixo) para passar a roupa. Borrife nas peças:
Borrife nas roupas e passe com o ferro bem quente.