Amaciante – Suas Diversas Utilidades

20/02/2013

Imagem destaque
amaciante
As diversas utilidades do amaciante

O post de hoje é para quem gosta de praticidade e economia, ou seja, para todas as mulheres.

O nosso tradicional amaciante de roupas, além de cumprir com sua tarefa de deixar as roupas macias e cheirosas, tem inúmeras outras utilidades. Um dos componentes do produto, o sal quaternário de amônio, é capaz de tirar manchas de tecidos, limpar vidros e dar brilho aos azulejos. Algumas marcas ainda tem silicone na fórmula, que cria uma película protetora na superfície.

As diversas utilidades do amaciante:

  • Remove sujeira da panela

Para tirar aquela sujeira difícil que fica grudada, encha a panela com água, coloque um pouco de amaciante e deixe de molho por tempo suficiente até que os resíduos desgrudem com facilidade.

  • Hidrata tapetes e carpetes

Para hidratar tapetes e carpetes depois de lavados, borrife uma mistura de dois litros de água com 1/2 tampa de amaciante. Depois de massagear bem, coloque para secar normalmente.

  • Limpa vidros

Dissolva uma colher (sopa) de amaciante em 1/2 litro de água, coloque em um borrifador e com um pano macio, passe em toda a superfície em movimentos circulares. Depois de seco retire o excesso com uma flanela seca. Espere secar e retire o excesso com uma flanela seca. Além de tirar as manchas, a receita ajuda a repelir o pó por vários dias.

  • Limpar banheiro

Para um banheiro limpinho e cheiroso, dilua o amaciante com água ou álcool e aplique com um pano no piso, azulejo, vaso sanitário, na pia, balcão de fórmica, no ralo e nas toalhas.

  • Limpar manchas de móveis

Prepare uma solução de duas partes de água para uma de amaciante e passe nos móveis com um pano úmido. Assim você também ficará livre do pó por alguns dias e vai poder conferir um brilho extra na madeira.

  • Facilitar para passar roupa

O ferro de passar desliza que é uma beleza nas peças borrifadas com a seguinte receita: em Um litro de água diluído em uma xícara (chá) de amaciante e a mesma medida de álcool é a mistura perfeita para o ferro de passar roupa deslizar tranquilamente. É só borrifar e curtir o cheirinho maravilhoso.

  • Aromatizar ambientes

Uma tampa de amaciante com um litro de água pode ser o seu mais novo aromatizador do ambiente. É só aplicar a mistura nos pisos e portas. Como o sal de amônio também funciona como um bom fixador de perfume, o aroma vai permanecer no ar por horas e horas!

  • Removedor de papel de parede velho

Remova papel de parede velho com uma mistura de uma tampa de amaciante líquido em 1 litro de água. Passe na parede com uma esponja e deixe agir por 20 minutos.

Fonte: M de Mulher

Quem Escreveu?

Tati Godoy

20 anos! Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Beijinhos.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)