6 Passos Para Não Esquecer Nada

4/02/2016

Imagem destaque

1.Visualize: 

Visualize de forma concreta – Entre os 6 passos para não esquecer nada, esse é um dos meus preferidos. Quando tiramos as ideias do plano da necessidade e do dever, mudando para o plano visual, temos grandes chances de memorizar, como se estivéssemos vendo uma foto. Procure enxergar o que você precisa fazer, tire uma foto sua cumprindo a tarefa…

Por exemplo: Preciso comprar produtos para fazer o “Vanish Caseiro” (clique aqui e descubra como fazer), imagine-se comprando, tire uma foto e visualize os produtos.

2. Estabeleça relações:

Faça relações entre as coisas – Essa serve para quem é sinestésico. Essa estratégia eu uso há muito tempo para lembrar nomes das pessoas, nomes de filmes ou números importantes. Associe o que você quer lembrar com algum objeto, pode ser algo visual, sonoro ou olfativo. Esse exercício super estimula a imaginação.

Por exemplo: Lembro uma vez que íamos a Paraty, uma cidade do Rio de Janeiro. No mesmo momento associei com o carro que também leva o nome Paraty. Me marcou tanto que foi o primeiro exemplo a citar aqui. Outro caso… me perco em datas. Faço tantas associações com placas de carro e os números, que facilmente decoro o que preciso. Na verdade, é até uma mania. Um exemplo pessoal: a placa do carro de uma pessoa querida é 0370, eu associei o tema da festa do Leo quando ele fez 3 anos e a data 1970, ano que meu marido nasceu. Sempre faço isso e dificilmente esqueço datas, quando me interessam, claro.

3. Escreva:

Tenho TDA e com ele, muita dificuldade de concentração. Por isso, sempre leio, releio e leio novamente para memorizar. Além disso, tenho uma técnica bem bacana, pois sou super visual. É escrever. Quando quiser lembrar de algo, escreva em qualquer lugar, papel de pão, guardanapo, post it. Eu tenho muitos deles. Deixe em lugares estratégicos para lembrar. No meu caso, uso muito cadernos… tenho vários escritos, pensamentos, poemas, e sei exatamente onde está cada coisa. Por isso, esse também é um dos meus 6 passos para não esquecer nada preferidos. Então, lembre-se: escrever ajuda a memorizar.

4. Escute:

Quem é auditivo, quando escuta algo, dificilmente esquece. Se você tem dificuldade para memorizar, não demore e se habitue com gravadores. O fato de você dizer em voz alta, faz com que você mesmo escute sua voz e grave. Ouvir a sua própria voz também ajuda a “soltar” o pensamento e fazer novas reflexões sobre algum tema. Está preparando uma apresentação, uma palestra, ou desenvolvendo um texto? Faça esse exercício para aumentar seu potencial de reflexão. Incrível, tão simples e tem um efeito muito eficaz.

5. Repetição

Repetição, na minha opinião, é a estratégia mais fraca. Nossa memória de curto prazo não funciona muito bem… tem gente que tem dificuldades de lembrar o que comeu no almoço, mas lembra com facilidade dados específicos e precisos. Na dúvida, tente. Se der certo com você… Parabéns! Eu não arrisco.

6. Calendários:

Tenha calendários e se possível grandes, para anotar tudo nele, como datas importantes, aniversários e eventos. Assim, vamos treinando nossa mente para se tornar dependendentes de agendas. Isso é um ótimo auxílio, afinal, para que tentar gravar tudo na cabeça se podemos contar com ajuda?

Anote tudo e o tempo todo. Transforme o tempo em espaço e se possível, dê cores. Você vai ver quanta diferença!

Quem Escreveu?

Tati Godoy

20 anos! Limpando e organizando ambientes, atividades que me tiraram do fundo do poço, historia que conto no meu livro. Diário de uma organizadora compulsiva. Entre e sinta-se em casa. Beijinhos.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)