A organização por uma desorganizada – Testemunho da Leticia

01/5/2016

Imagem destaque

Olááá! Hoje quem escreve aqui é Leticia Mueller e eu resolvi contar como foi o dia em que eu resolvi me organizar.
Depois de 4 anos ouvindo e lendo tudo sobre organização com a Tati, acordei com um “clique”e pensei: chegou a minha vez de entrar para esse mundo.
Antes de tudo, queria contar um pouco da minha história para contextualizar o estado de desordem que cheguei.

Tenho 24 anos, sou jornalista, casada e empresária. Nunca parei de estudar e assim que finalizei o MBA, fui atrás do mestrado que começa esse ano. Além da minha empresa, tenho um canal no Youtube sobre viagens com meu marido, o Trip de Casal. Assim como a vida da maioria dos brasileiros, minha rotina é uma loucura e eu não estava dando conta, não porque me faltavam horas no dia, mas porque eu não estava conseguindo organizar meu dia a dia. Mil coisas para fazer diariamente, as tarefas acumulando e a sensação de desânimo era constante.

Casei com 18 anos. Nunca tinha limpado uma casa, feito compras em mercado ou nada disso que eu deveria saber para “casar”. Minha obrigação em casa era basicamente arrumar minha cama e guardar as roupas no armário.
Meu marido já morava sozinho há 2 anos e foi ele quem botou ordem na casa por um tempo. Me ensinou a varrer, passar pano, fazer arroz e etc. O problema é que, obviamente, eu ainda não tinha habilidade para isso tudo e acabava não fazendo do jeito mais perfeito do mundo. Meu marido ia lá e fazia tudo de novo.
Acabei me tornando muito dependente da ajuda dos outros para realizar o que eu queria. Em vez de simplesmente ir lá e fazer, até porque é assim que a gente aprende – fazendo, errando, reajustando e acertando –  eu esperava alguém me ajudar para fazer algo. E isso acontecia até nas coisas mais simples, como organizar meu armário!

A Tati sempre diz que a desordem externa está muito relacionada com a interna. Eu sou um exemplo vivo disso. Meu closet vivia bagunçado, com roupas jogadas, gavetas entulhadas, roupas amassadas.

Antes de organizar o closet =(
Antes de organizar o closet =(

Quando comentei com a Tati que ia organizar meu guarda-roupa, ela me pediu para escrever um testemunho de forma anônima para me preservar caso eu não quisesse me expor. Mas por que não assumir que essa sou eu? Nós temos que nos aceitar como somos, tanto nossas forças quanto nossas fraquezas. E aceitar não quer dizer assumir os defeitos e morrer com eles, mas tentar evoluir e aperfeiçoar-se como ser humano. Foi isso que eu fiz comigo no fim de 2015. Sei que não sou habilidosa com as tarefas de casa e tudo bem assim! Só vou ter que me esforçar mais do que a maioria das pessoas que nasceram com esse dom para conseguir chegar no resultado que quero.
Resolvi mudar porque a bagunça me incomodava. Me deixava triste, de mal humor. Quando eu percebi que só dependia de mim mudar essa realidade, voilá! É muito simples, mas não é fácil. É uma mudança comportamental que exige acima de tudo disciplina. Basta estar disposto e realmente querer.

Enquanto eu não colocasse o conhecimento em prática, ele ficaria no mundo das ideias e não se tornaria uma habilidade. No caso, eu poderia me tornar uma excelente conhecedora dos benefícios da organização e ainda assim continuar sendo uma pessoa desorganizada porque não estava aplicando nada em minha vida.
Era isso que eu estava fazendo.

O que fiz então? Apliquei meus conhecimentos sobre organização, começando pelo closet.
O mais legal disso tudo? Sim, eu fiz tudo sozinha, sem a ajuda de ninguém. E foi sensacional e indescritível.

A organização me trouxe a sensação de que sou capaz e que se tem algo me incomodando, cabe somente a mim mudar essa realidade. A minha felicidade depende exclusivamente de mim e eu resolvi ir atrás dela com ainda mais vontade esse ano.

Passo a Passo Para Organizar o Closet – 1º Passo – Tirar Tudo e Limpar!

Usei todas as técnicas que aprendi com a Tati. Comecei tirando absolutamente tudo de dentro das gavetas, armários e estantes. Tudo mesmo! Ficou vazio.

Depois, limpei tudo por dentro com sabão neutro e água.

Passo a Passo Para Organizar o Closet – 2º Passo – Descarte!

Depois, separei aquilo que não ia usar mais para doação. Confesso que achei essa parte uma delícia. Como todas as roupas que eu tenho desde os 14 anos ainda serviam em mim, foi um desapego bem emocional dizer adeus àquelas peças que fizeram parte de toda a minha adolescência. Quantas boas lembranças! Como é bom refletir sobre como evoluímos nos últimos 10 anos. Quanta coisa mudou. Me veio uma sensação linda de gratidão por Deus e tudo que ele me deu em minha vida. Depois dessa reflexão maravilhosa, disse adeus as peças que compunham meu passado e guardei-as para sempre na memória e no meu coração.

Passo a Passo Para Organizar o Closet – 3º Passo – Separar por categorias!

Separei tudo por categorias e subcategorias. Vamos lá:

Inverno:

  • Moletons;
  • Blusas básicas;
  • Cashmere;
  • Casacos finos;
  • Casacos grossos;
  • Blusas de lã;
  • Vestidos;

Verão:

  • Shorts jeans;
  • Shorts;
  • Shorts-saia;
  • Saia curta;
  • Saia longa;
  • Camiseta;
  • Regatas;
  • Blusas;
  • Camisas;
  • Vestidos;

Outras categorias:

  • Ginástica;
  • Meia calça;
  • Roupas de praia;
  • Roupas íntimas e lingerie;
  • Cachecol;
  • Lenços;
  • Calças.

Passo a Passo Para Organizar o Closet – 4º Passo – Planejar e Organizar!

Separei tudo em grupinhos, analisei a quantidade de peças de cada categoria e planejei o melhor lugar no armário de acordo com o uso. Como sou bem baixinha, preferi deixar as calças, camisas e blusas de tecido mais fluido, que uso bem raramente, penduradas no lugar mais alto e coloquei as saias que uso mais para baixo. Tentei “baixar”os vestidos, mas infelizmente eles ficaram arrastando no chão =(

depois

As roupas de inverno deixei na última prateleira, já que estamos no verão e não vou usar as peças agora. Como faço exercícios todos os dias, deixei as roupas de ginástica na prateleira de mais fácil acesso para mim.

Usei uma revista como gabarito para elas ficarem todas do mesmo tamanho
Usei uma revista como gabarito para elas ficarem todas do mesmo tamanho
Usei aquele nicho na lateral esquerda para tops de crochê que são mais difíceis de dobrar
Usei aquele nicho na lateral esquerda para tops de crochê que são mais difíceis de dobrar
Cabides padronizados de acrílico transparente. Para saias, com presilhas. Para calças, cabides infantis.
Cabides padronizados de acrílico transparente. Para saias, com presilhas. Para calças, cabides infantis.

depois5

 

Nichos nichos nichos para calçinhas e sutiãs <3
Nichos nichos nichos para calçinhas e sutiãs <3
Antes, estava tudo jogado. Agora cada coisa tem seu lar. Inbox transparente para cintos, caixa para anéis, lata para pulseiras e os colares mais usados penduradinhos... Os perfumes que antes ficavam no banheiro, o que é péssimo, vieram para dentro do armário
Antes, estava tudo jogado. Agora cada coisa tem seu lar. Inbox transparente para cintos, caixa para anéis, lata para pulseiras e os colares mais usados penduradinhos… Os perfumes que antes ficavam no banheiro, o que é péssimo, vieram para dentro do armário.
Nichos para óculos, caixa para brincos e um lar para os colares. Ainda estou pensando como pendurá-los de um jeito mais prático.
Nichos para óculos, caixa para brincos e um lar para os colares. Ainda estou pensando como pendurá-los de um jeito mais prático.
Todas as gavetas agora tem um sachê com um cheirinho de baunilha =)
Todas as gavetas agora tem um sachê com um cheirinho de baunilha =)

Algumas fotos do antes e depois de organizar o closet

A gaveta de roupas de praia estava cheia de peças que eu não usava mais. Para ficar tudo lindinho, usei um organizador de nichos =)
A gaveta de roupas de praia estava cheia de peças que eu não usava mais. Para ficar tudo lindinho, usei um organizador de nichos =)
Essa era a antiga gaveta dos pijamas. Nas inbox, estão agora lingeries e acima pijamas e camisolas.
Essa era a antiga gaveta dos pijamas. Nas inbox, estão agora lingeries e acima pijamas e camisolas.

antesdepois2 

antesdepois3

Sei que não ficou perfeito, mas fiz com amor. Antes feito do que perfeito. E o mais legal? Eu que fiz e eu consegui!

E essa sou eu feliz da vida com meu closet novo!
E essa sou eu feliz da vida com meu closet novo!
Quem Escreveu?
Tati Godoy

Tati Godoy

Sou uma apaixonada pela vida, pela casa e por minha família! Desde pequena minha mãe nos colocava para fazer a faxina da semana e organizar tudo em casa, do quarto até a cozinha, acho que veio desses tempos a paixão que tenho hoje por organização.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)