Limpe Sua Vida

14/05/2013

Imagem destaque

Sabe aqueles armários, gavetas e armários que estão tão cheios que você mal consegue abri-los?

Acontece que isso é ruim até para a sua saúde. Toda vez que você olhar em volta e sentir-se ansiosa porque a bagunça está ficando fora do controle, o corpo libera uma substância chamada cortisol, o clássico hormônio causador do estresse, segundo Steven Maier, professor de neurociência na Universidade do Colorado em Boulder.

Algumas dicas que podem te ajudar a evitar o cortisol:

Limpe Sua Vida – Na cozinha:

Você precisa de seis espátulas e quatro batedeiras? Comece se desfazendo de tudo que você tem em dobro que já vai fazer muita diferença.
Verifique a data de validade dos produtos alimentares e jogue fora o que está vencido. Em seguida, recolha todos os aparelhos que raramente são usados, como a máquina de fazer pão, e coloque em algum lugar menos entulhado, como o armário da despensa ou até mesmo uma caixa no roupeiro. Essas coisas não precisam viver na cozinha porque tomam um espaço precioso de um ambiente que já costuma ser apertado.

Espaço no balcão é apenas para itens que você usa diariamente. Todo o resto pode ser armazenado em um armário ou copa.

Limpe Sua Vida – Na papelada:

Comece jogando fora cupons expirados, folhetos e catálogos antigos. Em seguida, crie zonas de armazenamento. Tenha um lugar para armazenamento de contas , outro para artigos de papelaria, um para cartões de visitas, um para receitas e assim em diante. Mantenha tudo devidamente separado em caixas diferentes e coloque uma etiqueta identificando o conteúdo.

Prevenção

Para evitar o acúmulo de lixos, faça um check up toda semana. Veja o que pode ser jogado fora e não acumule papéis inúteis. Mantenha uma pasta para cada categoria e no final do ano (ou mês, caso perceba que a papelada acumula rápido), faça uma limpa geral.

Limpe Sua Vida – Na Estante:

Algumas pessoas consideram um sacrilégio livrar-se de um livro, mas se você decidiu que é hora de fazer uma limpa na coleção, doe os livros que não atendam a um desses três critérios: os livros que você ama, livros que você lê regularmente , livros que não podem ser encontrados na Internet.

Prevenção – As regras do Bibliotecário

Para facilitar a visualização de todos os títulos, separe os livros por categorias, como ficção, não-ficção, espiritualidades e viagens.

Limpe Sua Vida: Objetos:

Você não deve possuir nada que não seja útil, bonito ou tenha valor sentimental. Se um objeto não atende a nenhum desses requisitos, ele deve ir embora.

Prevenção

Sugiro rejeitar imediatamente tudo que você já possui algo de similar. Mantenha apenas os pequenos objetos de uso diário (um vaso, uma tigela bonita) ou que são excepcionalmente significativos (um presente artesanal ou lembrança de viagem).

 

Quem Escreveu?
Tati Godoy

Tati Godoy

Sou uma apaixonada pela vida, pela casa e por minha família! Desde pequena minha mãe nos colocava para fazer a faxina da semana e organizar tudo em casa, do quarto até a cozinha, acho que veio desses tempos a paixão que tenho hoje por organização.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)