Ser feliz. Eu quero, e com ou sem organização. E você, também?

Eu quero é ser feliz do meu jeito

18 MAIO 2017

Dane-se essa coisa de organização. Eu quero é ser feliz!

Meu Deus, como isso tem se tornado um peso. Eu vejo pelas minhas alunas e clientes. Parece que a organização e a produtividade viraram mais uma obrigação e uma sentença do que motivo para ser feliz.

Com tantas dicas, listas e checklists, rotinas, agendas intermináveis, listas de tarefas que nunca se acabam… ufa! Hei, calma.

Preciso comer arroz integral, preciso correr, preciso cumprir prazos, preciso alcançar metas, preciso, preciso. Ai que vontade que eu tenho de ligar um foda-se pra tudo e me entregar aos desejos da carne, aqueles que dão prazer!
Tem sido um peso cumprir regras para você? Sinto te informar, muitas vezes pra mim também, sou uma organizadora, palestrante e incentivadora da área da organização, então preciso ser referência 24 horas no dia, 365 dias no ano.

Mas quer saber? De uns tempos pra cá venho racionalizando o que significa de fato ser uma pessoa organizada. Isso devia ser um bálsamo porque os benefícios que a organização traz são imensuráveis, mas para muitos e pra mim também às vezes é um baita fardo.

Muitas vezes cobramos dos nossos filhos a ordem: junta essa blusa, lava seu copo, estende a toalha, junta os farelos do pão. É claro que os limites são importantes, mas quem nunca tem vontade de fazer tudo isso e muito mais: tirar a roupa, jogar no chão e deitar na cama para rolar o Instagram!

Agora me diz: qual o problema disso se eu quero é ser feliz?

Primeira coisa. Filhos sempre vão deixar sapatos pelo chão e toalhas molhadas na cama. Falar e ensinar faz parte, mas isso não pode tirar a nossa paz. Já já eles crescem, casam, o quarto fica vazio e bate uma saudade daqueles sapatos pela casa.

A organização precisa ser prática, funcional, rápida e prazerosa. Primeiro precisamos fazer as pazes com ela e saber que ela está a nosso favor.

Depois colocamos em prática os critérios. Uma organização precisa durar pelo menos 6 meses para a próxima manutenção.

Eu também jogo roupa e deixo sapato pelo chão, aqui também tem colchões espalhados e brinquedos pela casa, copo sujo na segunda pela manhã e patas do Nino pelo casa. Isso não me tira a paz, apenas sei que aqui se vive, tem uma família que elegeu a casa como o melhor lugar para se ficar.

Quer saber? Pra mim organização é sinônimo de casa cheia, filme na tv e muita pipoca pelo sofá.

Minha casa está sempre organizada porque fazemos a manutenção periódica, mas isso não impede de ter a liberdade de jogar tudo pro alto. Quero aproveitar esses dias rodeada de gente que vive com responsabilidade mas ao mesmo tempo sem cobrança.

Há tempo para tudo, tempo de esticar as pernas e tempo de colocá-las para trabalhar!

Eu quero é ser feliz e a organização deve trazer liberdade, harmonia e paz!

  • Varniel Sotnas

    Lindo blog! Comecei a acompanhar agora e já estou adorando…
    Recentemente apliquei algumas regras de organização na minha vida e tem melhorado muito tudo por aqui! Não é fácil, as coisas vão acontecendo aos poucos, e é difícil fazer todo mundo colaborar. Mas tudo melhora com a organização, eu fico mais produtiva, de bom humor, com vontade de fazer as coisas! É incrível!
    Ainda preciso de muitas dicas pra deixar minha casa do jeitinho que eu quero, tenho certeza que vou encontra tudo aqui!
    Parabéns pelo blog!

    https://varnielsotnasblog.wordpress.com/