Como Organizar Documentos e Papéis Pessoais - Blog da Tati

Como Organizar Documentos e Papéis Pessoais

02 MAIO 2017

Essa parte da organização é uma das mais importantes. Já conheci gente que, por conta da desordem nesse assunto, tomou prejuízo de mais de R$ 5 mil e ainda ficou com o nome sujo.
Entendo que em um primeiro momento, organizar documentos e papéis pessoais pode parecer um enigma, mas com técnica, tudo dá certo e você vai ver como é fácil.
Já escrevi outros posts sobre o assunto. Dá uma olhadinha para complementar sua leitura sobre o tema? É bacana ler várias ideias para ver qual mais se adequa as suas necessidades e seu espaço:

Hoje, a minha dica é:

Como Organizar Documentos e Papéis Pessoais Usando Pastas:

Vamos para o passo a passo. Você vai ver como é simples, fácil, barato e o principal: eficiente. A ideia é que essa técnica seja definitiva para você nunca mais se preocupar em buscar um lar para os documentos, arquivos, comprovantes e todos os papéis pessoais que precisam ser guardados. Bora?

1º Passo – Retire absolutamente tudo que for documento do lugar e depois de jogar fora aquilo que não precisa mais ser guardado (leia o post sobre os comprovantes e garantias), organize em pilhas de acordo com o setor. Manuais, garantias e notas fiscais, documentos relativos à saúde da família, seguros, etc, são algumas ideias para você fazer os agrupamentos.

2º Passo – Separe uma ou mais pastas para cada setor e dentro coloque os documentos.

como-organizar-documentos
Como Organizar Documentos – Separando por setores

3º Passo – Rotule com letras grandes e bem visíveis qual o conteúdo da pasta. Eu usei uma rotuladora, mas pode ser uma etiqueta feita a mão.

como-organizar-documentos3

 

Como Organizar Documentos - Rotulando as pastas
Como Organizar Documentos – Rotulando as pastas

4º Passo – Coloque em uma prateleira, caixa ou onde ficar melhor na sua casa, até mesmo dentro do seu closet se você tiver pouco espaço disponível. O importante é achar um cantinho só para isso.

como-organizar-documentos4
Como Organizar Documentos – Encontrando um lugar para deixar as pastas

Não tem erro. Outra dica é tirar um dia do mês para arquivar tudo aquilo que for importante. Deixe estipulado um dia fixo, como o último domingo do mês, por exemplo. Vá acumulando os papéis que devem ser guardados em uma pasta menor que fique em um lugar de fácil acesso a todos os membros da família. Assim não tem erro e nada vai se perder no meio do caminho.

 

Espero que tenham gostado <3