Como Organizar Cozinha

08/17/2015

Imagem destaque

Organizar cozinha é uma tarefa um pouco desgastante, mas muito compensadora. Sabe aquela sensação de alívio e limpeza? É exatamente essa impressão que temos depois de ter uma cozinha linda, limpinha e toda organizadinha. Cada casa tem uma personalidade e uma rotina, por isso não temos leis certas de organização. O que funciona para mim pode não funcionar para você. Separei alguns sistemas que geralmente dão certo, mas alguns passos são os mesmos sempre:

Como Organizar Cozinha – Passo a passo

tati4
Prateleiras deslizantes são as melhores para organizar travessas e potes

Primeiro passo:
Tire tudo de dentro dos armários, das prateleiras e da bancada. Eu sei que vai virar uma bagunça, mas prometo que você não vai se arrepender. Depois, faça aquela limpeza, de preferência usando detergente neutro. Limpe tudo com bastante carinho.

Segundo passo:
Coloque novamente nos armários somente o que você usa com frequência. O segredo de uma cozinha funcional é a praticidade.
Tenha somente aquilo que você usa e mais nada. Os excessos, como aquelas maquininhas que fazem coisas bem específicas, como omeletes, cupcakes, etc. e que usamos esporadicamente, devem ser guardados em caixas organizadoras. Depois,  etiquete tudo e guarde na despensa ou em outro armário.  Tenha a sua vista somente o que usa diariamente para manter tudo sempre no lugar.

Terceiro passo:

Setorize tudo e deixe todos os objetos das mesmas famílias juntos em um único local. Criar setores para cada objeto facilita na hora da busca, ainda mais se tudo estiver etiquetado. Deixe sempre os objetos usados diariamente em fácil acesso, em altura compatível e com bastante acessibilidade.

tati3
Sempre aproveite bem os espaços e mantenha todos os objetos da mesma família agrupados. Acabou o espaço na horizontal? Use na vertical =)

Como Organizar Cozinha – Dicas infalíveis

– Guarde copos, xícaras e taças em fileiras verticais;
– Os pratos podem ser empilhados, sempre com todos da mesma família juntos;
– Cuidado ao guardar os potes! Aproveite para se desfazer de excessos e não correr o risco de guardar coisas demais;
– Tenha somente o necessário.

tati
O segredo sempre será a setorização.

O fluxo da cozinha é importante para a saúde da casa. Cuidar da organização da cozinha é cuidar do relacionamento da família, porque é na cozinha onde tudo acontece…. as melhores conversas sempre são acompanhadas de um gostoso café e um pedacinho daquele bolo que deixa a casa toda cheirosa.

tati5
Sempre dê preferência para potes transparentes, se possível etiquetados. Bandejas giratórias são também um grande truque para condimentos.
tati6
Organizar em U facilita a visualização
tati7
Setorize com cestas para facilitar na hora da busca
tati8
As prateleiras portáteis são uma opção para quem tem pouco espaço e muitos acessórios.
tati9
Xícaras? Sempre enfileiradas.
Quem Escreveu?
Tati Godoy

Tati Godoy

Sou uma apaixonada pela vida, pela casa e por minha família! Desde pequena minha mãe nos colocava para fazer a faxina da semana e organizar tudo em casa, do quarto até a cozinha, acho que veio desses tempos a paixão que tenho hoje por organização.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)