Como Organizar Closet – Mudança de Estação é sempre bom, mas dá um trabalho

10/27/2014

Imagem destaque

Durante o mês de outubro, o frio do Inverno está indo embora e o calor começa a chegar trazendo o Sol e toda beleza e alegria das cores e das flores da Primavera.

Mas, como diz o ditado: “nem tudo é perfeito”; haja criatividade para ficar confortável nesta estação mais que especial onde, em um único dia, faz calor e frio e, não necessariamente, nesta ordem! Quem sai de casa cedo, certamente, estará agasalhado. Se sair depois do almoço, tem que se prevenir para o frio mais tarde. Além disso, começa, também, outro problema, onde guardar o agasalho enquanto não estiver usando?!

Para enfrentar as oscilações do clima nestes dias que começam frios, faz calor no almoço e, novamente, esfria no final da tarde, é preciso ter um guarda roupa bastante versátil.

E, ao menos que você tenha um “super closet” e possa ter todas as suas roupas e acessórios de Primavera, Verão, Outono e Inverno reunidas e bem organizadas, certamente, terá que rever seu guarda roupa, pelo menos, 02 vezes por ano, no Inverno e no Verão.

Mas, na verdade, é preciso sempre dar “aquela ajeitada” a cada mudança de estação. Como Organizar Closet a cada mudança de estação?

Não é tão difícil assim. Atualmente, existem diferentes tipos de caixas, organizadores e embalagens especiais desenvolvidos para cada tipo de roupa, sapato e acessório. Itens como bijuterias; alicates; tesouras, medidores de pressão e equipamentos médicos; eletroeletrônicos; câmeras fotográficas; lentes; documentos; fotos e até mesmo dinheiro. Tudo pode estar devidamente guardado e seguro dos maus odores e mofos gerados pela umidade nas coisas que deixamos guardadas nos armários, prateleiras, gavetas e guarda-roupas.

Mas, voltando ao assunto, para ganhar espaço no guarda roupa e conseguir organizar as coisas do Inverno para a Primavera, o primeiro passo é separar as peças mais pesadas e volumosas para guardá-las. Casacos de couro, jaquetas, blusas de lã, cachecóis, luvas, gorros, sapatos e botas mais quentes que não serão usados até o próximo Inverno, devem ser bem armazenados e colocados nos lugares mais altos e escondidos dos armários.

E, como guardar cada peça para que esteja em condições de uso daqui a um ano!?

Como Organizar Closet  – Dicas e cuidados para guardar as roupas de inverno

1)    Tanto o guarda roupa e armários quanto as roupas, peças e acessórios, tudo deverá ser bem limpo e seco, antes da arrumação;

2)    Roupas de couro podem ser limpas com água e vinagre branco;

3)    Nunca dobre as roupas de couro ou pele, pois danifica a peça;

4)    Roupas de couro e seda, por serem tecidos naturais, precisam de ventilação e, se guardadas em embalagens plásticas, podem alterar o brilho e a textura do material, além de causar umidade e produzir maus cheiros e mofo, inimigos número 01 de qualquer peça guardada;

5)    Utilize cabides para pendurá-las e coloque-as em embalagens de TNT( tecido com microporos que ventilam as roupas);

6)    Utilize embalagens apropriadas e coloque as roupas separadamente;

7)    Dê preferência às embalagens plásticas ao invés das caixas de papelão, pois estas são alimento para os fungos e mofos proliferarem;

8)    Se utilizar as caixas de papelão, coloque tudo em embalagens plásticas, antes de guardá-las;

9)    Feche hermeticamente as embalagens para prevenir a entrada de ar e a umidade, responsável pelo mofo e maus odores;

10)Plásticos no estilo a vácuo são os mais indicados para a prevenção e propagação de fungos e cheiros;

11)Deixe as portas dos armários abertas durante algumas horas uma vez ao mês, em dias secos para arejar as peças;

12)Para deixar os insetos longe dos armários e roupas, coloque sachês com pimenta do reino em cada divisória do guarda roupa.

13)Para prevenir contra mofo e maus odores coloque, dentro de cada embalagem, um sache de antimofo que não produza líquido;

14)Cobertores dentro de capas de almofadas viram excelentes peças de decoração e economizam espaço no armário.

Por Tricca

Quem Escreveu?
Tati Godoy

Tati Godoy

Sou uma apaixonada pela vida, pela casa e por minha família! Desde pequena minha mãe nos colocava para fazer a faxina da semana e organizar tudo em casa, do quarto até a cozinha, acho que veio desses tempos a paixão que tenho hoje por organização.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)