Como Organizar a Dieta

Como Organizar a Dieta

27 SET 2016

É possível ter uma família grande, trabalhar, estudar, ter uma alimentação saudável e uma rotina que funcione? Minha resposta como mãe, esposa, empresária e estudante é: SIM.
Sim, é possível. Tudo é uma questão de organização pessoal, planejamento e rotina planejada. Parece complicado, mas é muito simples.

Na hora de definir como organizar a dieta, algumas dicas são fundamentais. Esqueça alimentos que contém alta quantidade de açúcar. Além de consumir demais do organismo, eles pioram a concentração e deixam nosso corpo lento. Prefira consumir doces e sobremesas somente aos finais de semana e se você estiver lutando contra a balança, nem isso.

Consuma líquidos somente 30 minutos antes e 30 minutos depois das refeições para não atrapalhar a absorção dos nutrientes e dilatar o estômago.

Tenha um dia certo para comprar frutas verduras e legumes. Atenção para um detalhe. Perceba como ficamos desanimados quando compramos uma determinada fruta e ela estraga porque ninguém comeu. Se a família não come pera, por exemplo, não compre de jeito nenhum, e se você deseja incluir pera na dieta, crie algo diferente, como pera assada com sorvete, uma sobremesa deliciosa, saudável e com poucas calorias.

Sempre tenha um cardápio já planejado. Aos fins de semana, planeje a refeição da semana e organize a despensa e a geladeira com os alimentos que a família vai consumir. Geralmente não comemos as frutas por preguiça de cortar e vamos logo preferindo a banana que é rapidinho para descascar, mas você pode comprar vasilhas transparentes (para facilitar de serem visualizados e consumidos) e deixar ali as frutas cortadas em cubinhos, armazenadas para serem consumidas durante a semana toda.

O mesmo vale para as polpas de suco que podem ser organizadas em saquinhos e congeladas as porções.

Prefira arroz integral. Ele pode ser congelado tranquilamente. O feijão também pode ser congelado e armazenado em recipientes.

Prepare as “marmitinhas” nos finais de semana ou no dia que você tiver mais tempo e já deixe tudo preparado em potes transparentes. Assim você não tem desculpa para sair da dieta porque não tem tempo de cozinhar o almoço ou a janta.

Chuchu, abobrinha e berinjela são excelentes fontes de vitamina, porém são um pouco sem graça e costumam ser esquecidas no cardápio. No fim do post coloquei 3 receitas bem delícia incluindo esses alimentos.

1 – Tenha um cardápio já preparado para a semana

2 – Evite bebidas. Elas não são aliadas da boa digestão

3 – Não consuma e evite ter em casa alimentos com açúcar. Prefira produtos mais naturais e orgânicos

4 – Tenha um dia certo para as compras de hortifrúti

5 – Deixe frutas e legumes picados na geladeira para serem consumidos durante a semana

6 – Prefira produtos integrais. Além de promover saciedade, diminuem a ansiedade, melhoram o metabolismo e dão mais energia

7 – Construa hábitos familiares saudáveis

8 – Tenha uma bandeja na geladeira com todos os produtos do café da manhã. Essa é uma forma fácil de tirar e recolocar com praticidade e deixar sempre tudo organizado

9 – Não compre alimentos que ninguém na casa come, mas tente incluir alguns itens saudáveis de maneira criativa, como o abacate, que fica uma delícia na salada.

10 – Deixe o cardápio a vista de todos e comente sobre os alimentos e seus benefícios. Use a sua capacidade de convencimento. A rotina doméstica pode ser divertida e acessível, além de ser uma forma de unir e cuidar da família.

 

Pera cremosa com sorvete:

receita-pera-cremosa-assada-com-sorvete

Ingredientes:

  • 8 peras firmes
  • 2 xícaras de vinho tinto
  • 1/2 limão-siciliano
  • 1 xícara de açúcar
  • 3 pedaços de canela em pau
  • 2 gotas de essência de baunilha
  • 1 raspa de limão-siciliano
  • 1 xícara de suco de laranja

Modo de preparo:

Descasque as peras e deixe o cabinho.
Em uma panela grande, misture o vinho, o suco de limão, o açúcar, a canela, a baunilha, as raspas de limão e o suco de laranja.
Leve ao fogo e deixe ferver.
Ponha as peras na calda e cozinhe por 10 minutos ou até ficarem macias.
Tire as frutas e reserve.
Mantenha a calda no fogo, sem mexer, até se reduzir pela metade ou engrossar ligeiramente.
Deixe esfriar. Coe a calda.
Sirva com as pêras e sorvete de creme.

Fonte: M de Mulher

 

Torta de chuchu ou abobrinha:

i

Ingredientes:

  • 6 unidades de chuchu ou 3 abobrinhas pequenas
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de chá de leite
  • Sal e queijo ralado a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe o chuchu ou a abobrinha, retire o miolo e passe no processador.
Coloque todos os outros ingredientes em uma vasilha junto e misture tudo.
Leve para assar em uma forma untada a 180º C de 15 a 20 minutos.

 

Torta de abobrinha e beringela light:

21_51_32_403_receita_dalili

 

Ingredientes:

 

  • 2 abobrinhas médias
  • 2 beringelas médias
  • 1 cebola
  • 1 pimentão vermelho grande
  • Azeitonas pretas a gosto
  • Manjericão a gosto
  • 4 tomates maduros e firmes
  • 200 grs de muçarela ligth
  • 1 lata de molho de tomate pelato
  • Alho e orégano a gosto

 

Modo de preparo:

Frite o alho em azeite e adicione a lata de molho, coloque um pouco de azeitonas, orégano e manjericão e deixe apurar.Desligue e reserve (corte os tomates da lata de molho)
Corte as berinjelas e abobrinhas em lâminas não muito finas. Aqueça a frigideira, adicione um fio de azeite e coloque as abobrinhas e berinjelas para grelhar, apertando com um garfo.
Faça o mesmo com as cebolas e o pimentão. Monte num refratário um pouco de molho, uma camada de abobrinha, uma camada de pimentão, tomate e cebola e um pouco de muçarela. Repita a operação, alternando berinjela e abobrinha até acabar.
Cubra com molho e muçarela, decore com orégano e manjericão 3 leve ao forno para derreter.
Sirva acompanhado de macarrão parafuso em alho e óleo.

Fonte: GShow

Assine nossa Lista de Novidades
Informe o seu email para receber as novidades de meu blog, saber dos próximos cursos e também participar de ações exclusivas que estou preparando pra você
Thanks for signing up. You must confirm your email address before we can send you. Please check your email and follow the instructions.
Eu e minha equipe, respeitamos a sua privacidade e seu email não será fornecido ou vendido para outros...
Assine agora
×
×
WordPress Popup