3 Razões Para Não Fazer Compras Por um Ano

04/4/2016

Imagem destaque

Na verdade, eu preciso ser para convencer. Quando queremos persuadir alguém, precisamos ser espelho daquilo que pregamos. Não existe outro caminho. De que adianta o descarte se logo em seguida substituo com coisas novas? Isso se chama renovação, e não desapego.
Desapegar é aprender a viver com o necessário. É preciso usar a razão para ficar sem comprar.

Como dizia o antigo filósofo Kant: quem não sabe o que busca não identifica o que acha.

Passar um longo período sem comprar é um exercício de desapego MUITO DIFÍCIL, mas totalmente possível. Se você ainda não sabe sobre o meu desafio de ficar um ano sem comprar nada, venha ler mais sobre nesse post bem legal.

3 razões para não fazer compras por um ano

1º – Aprender a ver o que está escondido: Muitas vezes não conseguimos enxergar a quantidade de coisas que temos. Se adquiro muitas coisas novas, eu acabo viciando na novidade e não vendo o essencial, aquilo que um dia foi objeto de desejo, mas que depois da primeira usada, perdeu seu valor. Então essa é a primeira das três razões para não fazer compras por um ano:

  • Voltar a ver aquilo que um dia foi meu objetivo de desejo e usá-lo novamente, ressentir atração por aquilo que desejei.

2º – Diminuir o espaço físico e aumentar o espaço útil: Diminuir as possibilidades de escolha gera liberdade, gera economia de tempo e aumenta o prazer pela vida. Quanto mais escolhas temos, mais indecisos nos tornamos. Portanto, a segunda das três razões para não fazer compras por um ano é:

  • Diminuir as escolhas e aumentar a qualidade de tempo.

3º – O bolso agradece: Vai começar a sobrar dinheiro! Não somos ricos pelo tanto que ganhamos, mas sim pelo tanto que gastamos. Guardar o dinheiro pode te levar a Paris, EUA ou até mesmo um fim de semana na praia… ou melhor ainda, vai te dar a oportunidade de começar aquela poupança que há anos você planeja começar.

  • Iniciar ou aumentar sua poupança.

Tente e depois de algum tempo você vai me dar razão! Já vão fazer 8 meses que não sei o que é um vestido novo, e olha que eu não sabia ficar sem comprar pelo menos uma vez por mês. Quer saber a verdade? Dependendo da festa é difícil, mas quando passa e chega o fim dela, eu olho para trás e penso: Obrigada, venci mais essa! É uma conquista inenarrável! As minhas razões foram essas e eu estou achando que ainda tenho coisas para passar por mais um longo tempo. Estou bem e com a certeza até agora valeu a pena. Passei a olhar com mais gratidão a vida e a dar mais valor as coisas que não são fáceis de comprar.

Como diz o Mujica: não compramos as coisas com dinheiro, mas com tempo gasto de trabalho!

Quem Escreveu?
Tati Godoy

Tati Godoy

Sou uma apaixonada pela vida, pela casa e por minha família! Desde pequena minha mãe nos colocava para fazer a faxina da semana e organizar tudo em casa, do quarto até a cozinha, acho que veio desses tempos a paixão que tenho hoje por organização.

Acompanhe meus videos
Me Segue no insta :)